A trajetória de queda nas vendas de sedãs médios e grandes continuou em 2020. Somados, os dois segmentos foram responsáveis por 80.281 unidades – ou pouco mais de 4% dos 1.950.889 veículos novos registrados no período -, uma queda de quase 36%. Absolutamente nenhum modelo com pelo menos 1 emplacamento teve resultado superior ao do ano anterior.
Entre os médios, o pódio foi exatamente o mesmo de 2019. Em primeiro ano cheio da nova geração, o Toyota Corolla (41.072) ampliou em mais de 5 pontos percentuais a sua liderança, de 46,32% para 51,34%. Apesar disso, este foi o pior desempenho anual do modelo desde 2007 (34.463). Mas não foi só o Corolla que aumentou seu market share no período.
Agora perto dos 26%, o Honda Civic (20.447) encurtou sua desvantagem de quase 30 mil unidades para menos de 20 mil. Juntos, os 2 japoneses responderam por quase 77% de tudo o que foi registrado. Na disputa pelo terceiro lugar, nova vitória do Chevrolet Cruze (8.802) sobre o VW Jetta (5.796), ambos com retrações superiores a 48%. A única novidade no top 5 foi o Kia Cerato (1.246), que havia sido 6º em 2019.
Mas foi por muito pouco, já que o novato Caoa Chery Tiggo 6 (1.212) só perdeu a disputa por 34 unidades, tendo figurado no top 5 nos últimos 6 meses do ano. No último suspiro da atual geração (a nova já foi lançada no México), o Nissan Sentra emplacou apenas 950 unidades, menos de 80 unidades mensais. Ainda assim, foi mais do que o dobro do Citroën C4 Lounge (430). Da 9ª posição em diante, só tivemos modelos já fora de linha.
Na disputa entre os sedãs grandes, o Passat (132) foi bicampeão, com quase metade das vendas. Em 2021, no entanto, um cenário diferente será visto, já que o VW deixou de ser oficialmente importado. Honda Accord (57) e Hyundai Azera (35) completaram o pódio. Preferido entre 2006 e 2018, o Ford Fusion, aposentado, emplacou apenas 26 unidades.
Dono de mais de 54% dos emplacamentos do segmento, o Toyota Corolla fechou sua participação em 2020 com 5.047 unidades, melhor desempenho no ano. O vice-líder Honda Civic (2.869), sem resultado tão bom desde maio de 2019 (2.954), aproximou-se do arquirrival graças a um avanço de quase 20% sobre 2019.
Tradicional ocupante do 3º lugar, o Chevrolet Cruze (430) recuou quase 80% e foi superado pelo VW Jetta (459), ambos vendendo menos de 10% do líder. Com 257 unidades, o Caoa Chery Arrizo 6 completou 6 meses seguidos no top 5. Com a maior evolução no período (+48%), o Kia Cerato repetiu a 6ª posição de novembro. Sétimo, o Citroën C4 (91) emplacou mais unidades do que a soma dos 4 meses anteriores.
Entre os sedãs grandes, apenas 2 modelos registraram emplacamentos no mês passado. Detalhe: apenas 1 unidade cada para os japoneses Honda Accord e Toyota Camry.
Sedãs Médios |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
41072 |
51,34% |
56727 |
46,32% |
-27,60% |
1º |
2º |
HONDA CIVIC |
20447 |
25,56% |
27318 |
22,30% |
-25,15% |
2º |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
8802 |
11,00% |
17829 |
14,56% |
-50,63% |
3º |
4º |
VW JETTA |
5796 |
7,24% |
11248 |
9,18% |
-48,47% |
4º |
5º |
KIA CERATO |
1246 |
1,56% |
1848 |
1,51% |
-32,58% |
6º |
6º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1212 |
1,51% |
0 |
0,00% |
- |
- |
7º |
NISSAN SENTRA |
950 |
1,19% |
3189 |
2,60% |
-70,21% |
5º |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
430 |
0,54% |
1588 |
1,30% |
-72,92% |
7º |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
33 |
0,04% |
1354 |
1,11% |
-97,56% |
8º |
10º |
FORD FOCUS FASTBACK |
10 |
0,01% |
1151 |
0,94% |
-99,13% |
9º |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
6 |
0,01% |
82 |
0,07% |
-92,68% |
11º |
12º |
PEUGEOT 408 |
2 |
0,00% |
122 |
0,10% |
-98,36% |
10º |
13º |
RENAULT FLUENCE |
1 |
0,00% |
21 |
0,02% |
-95,24% |
12º |
|
|
80007 |
100,00% |
122477 |
100,00% |
-34,68% |
|
Sedãs Grandes |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
VW PASSAT |
132 |
48,18% |
1048 |
46,76% |
-87,40% |
1º |
2º |
HONDA ACCORD |
57 |
20,80% |
177 |
7,90% |
-67,80% |
3º |
3º |
HYUNDAI AZERA |
35 |
12,77% |
36 |
1,61% |
-2,78% |
5º |
4º |
FORD FUSION |
26 |
9,49% |
832 |
37,13% |
-96,88% |
2º |
5º |
TOYOTA CAMRY |
23 |
8,39% |
145 |
6,47% |
-84,14% |
4º |
6º |
KIA OPTIMA |
1 |
0,36% |
1 |
0,04% |
0,00% |
8º |
7º |
CHRYSLER 300C |
0 |
0,00% |
1 |
0,04% |
-100,00% |
6º |
8º |
HYUNDAI SONATA |
0 |
0,00% |
1 |
0,04% |
-100,00% |
7º |
|
|
274 |
100,00% |
2241 |
100,00% |
-87,77% |
|
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
5047 |
5017 |
5220 |
54,18% |
58,26% |
0,60% |
-3,31% |
2º |
HONDA CIVIC |
2869 |
2350 |
2402 |
30,80% |
27,29% |
22,09% |
19,44% |
3º |
VW JETTA |
459 |
344 |
724 |
4,93% |
3,99% |
33,43% |
-36,60% |
4º |
CHEVROLET CRUZE |
430 |
428 |
2027 |
4,62% |
4,97% |
0,47% |
-78,79% |
5º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
257 |
220 |
0 |
2,76% |
2,55% |
16,82% |
- |
6º |
KIA CERATO |
154 |
219 |
104 |
1,65% |
2,54% |
-29,68% |
48,08% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
91 |
22 |
84 |
0,98% |
0,26% |
313,64% |
8,33% |
8º |
NISSAN SENTRA |
7 |
12 |
207 |
0,08% |
0,14% |
-41,67% |
-96,62% |
9º |
HYUNDAI ELANTRA |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
9315 |
8612 |
10769 |
100,00% |
100,00% |
8,16% |
-13,50% |
Sedãs Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
HONDA ACCORD |
1 |
8 |
4 |
50,00% |
100,00% |
-87,50% |
-75,00% |
2º |
TOYOTA CAMRY |
1 |
0 |
1 |
50,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
2 |
8 |
5 |
100,00% |
100,00% |
-75,00% |
-60,00% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro