Nem mesmo o segmento mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos passou ileso a um 2020 tão cruel na saúde e na economia. Foram registradas 396.322 unidades de SUVs e crossovers compactos, uma retração superior a 8% frente às 432.743 unidades emplacadas em 2019. Apesar de tudo, o ano teve alguns grandes destaques.
O primeiro deles foi o T-Cross. Com números sólidos ao longo de 2020 e impulsionados pelo impressionante desempenho de julho, quando foi o modelo mais vendido no país, o representante da VW encerrou o ano como líder, registrando 60.119 unidades – em 2019, quando lançado, o T-Cross fechou o ano em 5º, com 37.081 unidades.
Preferido no ano anterior, o Jeep Renegade (56.865) garantiu uma confortável vice-liderança, embora com retração acima dos 17% no período. Outro grande destaque veio da Chevrolet. Com nova geração lançada em março e agora produzida no país, o Tracker (49.372) saltou da 10ª para a 3ª posição e mostra grande potencial para brigar pela ponta ao longo de 2021, que será seu 1º ano cheio.
Líder em 2018 e 2º no ano passado, o Hyundai Creta (47.757) perdeu fôlego (-16,9%) e caiu para a 4ª posição, embora muito próximo do Tracker – ao longo do ano, o representante da marca sul-coreana ganhará uma nova (e polêmica) geração para tentar se manter entre os primeiros. Pódio no último ranking, o Nissan Kicks (36.433) fechou o top 5 em queda superior a 35%, numa retração similar à do Honda HR-V (32.511, -34,3%).
Precursor do segmento, o Ford Ecosport (24.031) – que ainda não tem previsão concreta de chegada da nova geração ao mercado – ficou fora do top 5 pelo 2º ano seguido. O desempenho, no entanto, ainda foi suficiente para mantê-lo à frente do renovado Renault Duster (19.476). Único novato no ranking, o VW Nivus foi o preferido por 16.278 compradores.
Em mau momento comercial, o Renault Captur (10.870) por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para o Honda WR-V (10.600), reestilizado no 2º semestre. Único carro da Citroën que ainda apresenta desempenho comercial razoável no Brasil, o C4 Cactus (9.526) amargou queda superior a 42% e corre grande risco de ser ultrapassado pelo Caoa Chery Tiggo 5X (8.768) durante 2021.
Em geração defasada em relação ao modelo europeu, o Peugeot 2008 (4.602) também foi superado pelo Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) e caiu da 12ª para a 15ª posição. Impulsionado pela versão automática, o Troller T4 (1.301) foi um dos poucos a crescer (+5,4%).
O Jeep Renegade (7.877) repetiu a liderança de novembro com um crescimento de quase 40% sobre 2019 e alcançou seu novo recorde de vendas – até então, o melhor resultado do modelo havia sido registrado em dezembro de 2015 (6.976). Também com forte desempenho no mês, o VW T-Cross (7.433) ficou bem próximo.
Terceiro, o Chevrolet Tracker (6.749) também teve seu mês mais forte desde a chegada ao país, embora a vantagem sobre o Hyundai Creta (6.638) tenha sido bem pequena. Em seu 1º top 5 desde o lançamento e com seu melhor resultado desde então, o VW Nivus conquistou a preferência de 4.129 consumidores, boa vantagem sobre o Honda HR-V (3.691).
Sétimo, o Ford Ecosport ultrapassou as 3 mil unidades pela 1ª vez em 2020 (3.241) e superou o Nissan Kicks (3.137), este último em seu pior mês desde julho e que por muito pouco também não perdeu o 8º lugar para o Renault Duster (3.110). Destaque negativo nos últimos meses, o Renault Captur (1.610) reagiu nas últimas semanas e voltou a figurar entre os 10 primeiros
SUVs / Crossovers I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
VW T-CROSS |
60119 |
15,17% |
37081 |
8,57% |
62,13% |
5º |
2º |
JEEP RENEGADE |
56865 |
14,35% |
68726 |
15,88% |
-17,26% |
1º |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
49372 |
12,46% |
16333 |
3,77% |
202,28% |
10º |
4º |
HYUNDAI CRETA |
47757 |
12,05% |
57462 |
13,28% |
-16,89% |
2º |
5º |
NISSAN KICKS |
36433 |
9,19% |
56062 |
12,96% |
-35,01% |
3º |
6º |
HONDA HR-V |
32511 |
8,20% |
49488 |
11,44% |
-34,31% |
4º |
7º |
FORD ECOSPORT |
24031 |
6,06% |
34206 |
7,90% |
-29,75% |
6º |
8º |
RENAULT DUSTER |
19476 |
4,91% |
26091 |
6,03% |
-25,35% |
8º |
9º |
VW NIVUS |
16278 |
4,11% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
RENAULT CAPTUR |
10870 |
2,74% |
28660 |
6,62% |
-62,07% |
7º |
11º |
HONDA WR-V |
10600 |
2,67% |
12160 |
2,81% |
-12,83% |
11º |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
9526 |
2,40% |
16438 |
3,80% |
-42,05% |
9º |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
8768 |
2,21% |
7971 |
1,84% |
10,00% |
13º |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
4759 |
1,20% |
6250 |
1,44% |
-23,86% |
14º |
15º |
PEUGEOT 2008 |
4602 |
1,16% |
8693 |
2,01% |
-47,06% |
12º |
16º |
TROLLER T4 |
1301 |
0,33% |
1234 |
0,29% |
5,43% |
17º |
17º |
SUZUKI JIMNY |
1092 |
0,28% |
1956 |
0,45% |
-44,17% |
15º |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
787 |
0,20% |
117 |
0,03% |
572,65% |
23º |
19º |
SUZUKI VITARA |
594 |
0,15% |
1244 |
0,29% |
-52,25% |
16º |
20º |
JAC T40 |
324 |
0,08% |
1097 |
0,25% |
-70,46% |
18º |
21º |
SUZUKI SCROSS |
136 |
0,03% |
380 |
0,09% |
-64,21% |
20º |
22º |
JAC T50 / T5 |
97 |
0,02% |
579 |
0,13% |
-83,25% |
19º |
23º |
KIA SOUL |
17 |
0,00% |
360 |
0,08% |
-95,28% |
21º |
24º |
LIFAN X60 |
6 |
0,00% |
155 |
0,04% |
-96,13% |
22º |
25º |
KIA SELTOS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
396322 |
100,00% |
432743 |
100,00% |
-8,42% |
|
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP RENEGADE |
7877 |
6543 |
5705 |
15,13% |
14,80% |
20,39% |
38,07% |
2º |
VW T-CROSS |
7433 |
5562 |
6631 |
14,28% |
12,58% |
33,64% |
12,09% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
6749 |
6427 |
1523 |
12,97% |
14,54% |
5,01% |
343,14% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
6638 |
5218 |
6625 |
12,75% |
11,81% |
27,21% |
0,20% |
5º |
VW NIVUS |
4129 |
3149 |
0 |
7,93% |
7,12% |
31,12% |
- |
6º |
HONDA HR-V |
3691 |
3698 |
5145 |
7,09% |
8,37% |
-0,19% |
-28,26% |
7º |
FORD ECOSPORT |
3241 |
2426 |
3276 |
6,23% |
5,49% |
33,59% |
-1,07% |
8º |
NISSAN KICKS |
3137 |
3429 |
5971 |
6,03% |
7,76% |
-8,52% |
-47,46% |
9º |
RENAULT DUSTER |
3110 |
2618 |
3171 |
5,97% |
5,92% |
18,79% |
-1,92% |
10º |
RENAULT CAPTUR |
1610 |
854 |
1760 |
3,09% |
1,93% |
88,52% |
-8,52% |
11º |
HONDA WR-V |
1356 |
1429 |
1098 |
2,61% |
3,23% |
-5,11% |
23,50% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1093 |
824 |
1051 |
2,10% |
1,86% |
32,65% |
4,00% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
622 |
383 |
620 |
1,19% |
0,87% |
62,40% |
0,32% |
14º |
CITROËN C4 CACTUS |
527 |
918 |
1682 |
1,01% |
2,08% |
-42,59% |
-68,67% |
15º |
PEUGEOT 2008 |
432 |
268 |
771 |
0,83% |
0,61% |
61,19% |
-43,97% |
16º |
TROLLER T4 |
142 |
188 |
109 |
0,27% |
0,43% |
-24,47% |
30,28% |
17º |
SUZUKI VITARA |
73 |
70 |
94 |
0,14% |
0,16% |
4,29% |
-22,34% |
18º |
SUZUKI JIMNY |
72 |
83 |
129 |
0,14% |
0,19% |
-13,25% |
-44,19% |
19º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
67 |
53 |
93 |
0,13% |
0,12% |
26,42% |
-27,96% |
20º |
JAC T40 |
37 |
32 |
75 |
0,07% |
0,07% |
15,63% |
-50,67% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
9 |
21 |
15 |
0,02% |
0,05% |
-57,14% |
-40,00% |
22º |
JAC T50 / T5 |
7 |
8 |
47 |
0,01% |
0,02% |
-12,50% |
-85,11% |
|
|
52052 |
44201 |
45591 |
100,00% |
100,00% |
17,76% |
14,17% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos