Sem desistir do mercado, o Volkswagen Fox 2021 segue firme e forte nas concessionárias de todo o Brasil. E ainda "comemora" o começo do ano com um aumento de preços entre R$ 2.750 e R$ 3.050 aplicado nas duas versões disponíveis. Com isso, a variante Connect passa a custar R$ 57.640, enquanto a aventureira Xtreme tem preço tabelado de 63.540.
O Volkswagen Fox 2021 segue nas lojas sem alterações, ao contrário do que aconteceu com o Up! (agora em versão única e homologado para 4 pessoas). Continua a usar o conhecido motor 1.6 de 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm, sempre com câmbio manual de 5 marchas – o hatch perdeu a opção automatizada I-Motion na linha 2020.
O Fox atualmente conta com apenas duas versões. A mais barata é a Fox Connect, custando R$ 57.640, o que são R$ 2.750 a mais do que os R$ 54.890 cobrados até então. Tem direção elétrica, controle de cruzeiro, chave presencial, ar-condicionado, faróis de neblina com função cornering light, retrovisores laterais com ajuste elétrico, sistema de som Composition Touch, rodas de liga leve aro 15”, vidros e travas elétricas e mais. Seu único opcional é o pacote Dark II, por R$ 220, que adiciona retrovisores pintados de preto, faróis com máscara negra, tapetes e rodas de 15” com outro desenho.
A outra opção é o Fox Xtreme, este com um design mais voltado para o off-road, mas sem ser um aventureiro de fato como era o finado CrossFox. Adiciona rodas de 16”, o visual do pacote Dark II do Connect, câmera de ré, rack no teto e mais. Não traz nenhum opcional, então o preço é de R$ 63.540 para ter o carro completo, um aumento de R$ 3.050 sobre o valor cobrado até então.
O destino do Volkswagen Fox no Brasil continua incerto. A marca continua a mantê-lo na linha, já que tem um desempenho de loja até bom para um carro com quase 18 anos de vida. Em 2020, foi o 27º veículo mais vendido, com 20.382 unidades emplacadas ao longo do ano, muito próximo do Toyota Yaris e seus 21.431 veículos registrados no ano. Foi mais do que o próprio VW Nivus, que contabilizou 16.278 unidades nos seus primeiro 6 meses de mercado.
Por outro lado, o Fox já começou a dar adeus a alguns mercados da região, encerrando sua venda na Argentina, o que reduziu o volume de produção do carro. Seu fim de fato só deve acontecer quando a Volkswagen enfim lançar um outro compacto, como a marca já deu indícios de que irá fazer - este posicionado como uma opção abaixo do T-Cross e que deve matar também Gol e Up!.
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Fox Connect 1.6 MT5 | R$ 57.640 | R$ 54.890 | + R$ 2.750 |
Fox Xtreme 1.6 MT5 | R$ 63.540 | R$ 60.490 | + R$ 3.050 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV do VW Fox: projeto negado na marca caiu nas mãos da Kia e virou sucesso mundial
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Flagra da nova S10 2023, o fim do Fox e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #139: Volkswagen Fox morreu injustiçado?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Volkswagen Fox sai de linha após 18 anos de mercado