Jaguar Vision Gran Turismo SV tem 1.903 cv, mas só existirá no Playstation

Modelo elétrico precisa de somente 1,65 segundo para chegar a 100 km/h

Jaguar Vision Gran Turismo SV Jaguar Vision Gran Turismo SV

Em outubro de 2019, a Jaguar entrou no programa Vision Gran Turismo, criando um esportivo especialmente para o jogo Gran Turismo Sport de PlayStation 4. Agora que o Gran Turismo 7 está confirmado para o ano que vem no novíssimo PS5, a fabricante britânica resolveu desenvolver uma variante ainda mais hardcore, com o sufixo "SV".

A Jaguar diz que o Vision Gran Turismo SV é um hipercarro elétrico com design inspirado nos C-Type, D-Type, XJR-9 e XJR-14, porém com um toque futurista para imaginar como seria um carro de corrida das próximas décadas. Assim como diversos modelos Vision Gran Turismo, existirá somente no mundo virtual, mas usando tecnologias de verdade, neste caso vindas do carro da marca na Fórmula E.

O Jaguar Vision Gran Turismo já era um modelo absurdo, com 1.020 cv, e o SV é ainda mais monstruoso. A marca diz que seus quatro motores elétricos (a tração é integral) têm uma potência combinada de 1.903 cv e poderosos 362,6 kgfm de torque instantâneo. Pelos cálculos da empresa, o 0 a 96 km/h (60 milhas) leva apenas 1,65 segundo, enquanto a velocidade máxima é de 410 km/h.

Essas projeções oficiais não mostram exatamente o tamanho do carro. O Vision Gran Turismo SV tem 5,54 metros de comprimento, fazendo com que seja 861 milímetros mais longo do que o anterior. Manteve o entre-eixos de 2,72 metros.

Comparado com a variante não-SV, a versão mais extrema traz um novo spoiler dianteiro e uma asa móvel, reduzindo o coeficiente de arrasto para 0,398, o que é muito bom para um carro de corrida. As melhorias aerodinâmicas ajudam a criar 483 kg de downforce quando o esportivo virtual está a 322 km/h.

Apesar do modelo ter sido feito para os games, a Jaguar até fez um modelo em escala real, montado pelo time de design. Assim como outros conceitos da série Vision Gran Turismo, este carro não será produzido de maneira alguma, foi feito somente como um estudo de design para a marca e para ser usando no videogame. A única informação não revelada é se será lançado no Gran Turismo Sport atual ou se só o veremos no Gran Turismo 7 no ano que vem.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com