O ano de 2020 foi muito mais que desafiador. Além da pandemia, a Ford encarou e foi bem sucedida na complexa missão de reestruturação de seus negócios na região da América do Sul. Com o objetivo de “jogar para ganhar”, e assim se tornar uma empresa mais rentável, passa pelo processo de aplicação de sua estratégia global com foco em SUVs, picapes e veículos comerciais.
Os primeiros resultados já apareceram. O novo Territory, lançado este ano, colocou a Ford em um dos segmentos mais quentes do mercado. E mais novidades estão a caminho.
Na última semana, Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, anunciou o investimento de US$ 580 milhões na fábrica de General Pacheco, Argentina, para a produção da nova geração da picape Ranger que está programada para chegar aos mercados da América do Sul em 2023.
Enquanto a nova geração segue em desenvolvimento, a Ranger Black será a nova versão da picape, especificamente para o Brasil. Sem revelar detalhes, a montadora destacou que a novidade é voltada ao uso urbano e apostará em um estilo robusto e sofisticado.
Outra novidade comentada por Watters foi a van Transit, que retornará ao nosso mercado, desta vez com produção regional. A van comercial mais vendida no mundo colocará a montadora do oval azul no importante segmento de veículos comerciais, que deve seguir em ascensão com a retomada da economia.
Dando sequência à ampliação da linha de produtos Ford em 2021, o executivo também confirmou para o Brasil o Mustang Mach 1, versão inspirada no clássico sucesso dos anos 1960. Além do visual aprimorado com estilo único, debaixo do capô está o motor 5.0 V8 que entrega 486 cv, a mesma potência que o Mustang Bullitt, com a diferença que o Mach 1 será oferecido com uma transmissão automática de 10 marchas. Fazendo jus ao design mais agressivo, também recebe algumas peças das versões preparadas Shelby, como os subframes e as saídas de escape de 4,5 polegadas além de uma tunagem especial para as pistas.
Grande destaque do anúncio feito por Watters foi a confirmação do Bronco no Brasil em 2021. Embora não tenha detalhado qual configuração chegará no próximo ano, a montadora trata o Bronco como uma família global de SUVs.
Uma das configurações, denominada apenas Bronco, é inspirada na primeira geração do clássico modelo norte-americano e ostenta uma grande capacidade off-road. Vemos isso nas proporções, com balanços dianteiro e traseiro curtos, bitolas largas e um visual com linhas retas. Possui versões com quatro portas, além da carroceria duas portas como o modelo original. Com foco para uso fora de estrada, é equipado com os motores 2.3 EcoBoost de 274 cv e 42,9 kgfm de torque e o 2.7 V6 EcoBoost com 314 cv e 55,3 kgfm.
Segundo modelo da linha é o Bronco Sport. Mantendo a mesma identidade de design, foi desenvolvido para atender o público que busca um SUV confortável e tecnológico para uso nas metrópoles, mas que também entrega boa capacidade off-road para o lazer. Debaixo do capô possui opções com o novo motor 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta que entrega 184 cv e o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, também com injeção direta, que gera 248 cv, ambos com câmbio automático de 8 marchas.
As novidades anunciadas até agora também terão alto nível de tecnologia e conectividade. “São veículos que atendem diferentes clientes e segmentos, mas todos têm em comum a conectividade, que estará disponível progressivamente em diferentes países”, disse Watters. “Essa tecnologia traz grande funcionalidade e expande as possibilidades de oferecer uma ampla gama de serviços para atender e superar os crescentes desejos e expectativas dos consumidores.”
A estratégia global da Ford, que mudou seu foco para SUVs, picapes e veículos comerciais, começa a mostrar o pioneirismo na visão estratégica a longo prazo. Em todos os mercados, o desejo dos consumidores é cada vez mais crescente pelos utilitários esportivos. As picapes também ganham mais espaço. Com os recentes anúncios, a Ford começa a trilhar o caminho planejado.
"Em 2021, vamos continuar a focar em segmentos em crescimento nos quais podemos competir para vencer e melhor atender nossos clientes. Acredito que o ambiente de negócios do setor automotivo continuará a ser altamente desafiador no próximo ano. No entanto, vamos enfrentar esse desafio de frente e continuaremos a transformar nosso negócio para ser financeiramente sustentável. Esta é a nossa prioridade e foco", disse Watters.
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