A JAC fecha o ano de 2020 no Brasil com estreias importantes e a gama de SUVs praticamente toda renovada para 2021. Prova disso é o lançamento nesta sexta-feira (11) dos reestilizados T40, T50 e T60, que chegam ao mercado com novos equipamentos, atualizações estéticas e o sobrenome Plus (adotado para evidenciar o nível das mudanças).
Começando pelo T40 Plus, o facelift inclui grade frontal redesenhada (agora com mais detalhes na cor preta em detrimento dos cromados) para-choque revisto, luzes diurnas de LED nos faróis (e não mais no para-choque) e neblinas remodeladas. Completam o pacote rodas de liga-leve com novo desenho, lanternas com disposição interna de elementos refeita e para-choque traseiro com linhas mais limpas.
Na lista de equipamentos de série, são novidade itens como teto solar com acionamento elétrico, câmera 360º e sistema multimídia com tela de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Completam o pacote controles de estabilidade e tração, sensores de estacionamento, freios a disco nas 4 rodas, sensor de pressão dos pneus, entre outros.
A versão CVT adiciona sistema start-stop e ar-condicionado eletrônico com ajuste automático de temperatura. Como opcional, a marca oferece o chamado Pack 3, que acrescenta bancos em couro e câmera de ré por R$ 3.000. Na tabela, o T40 Plus MT sai por R$ 79.990, enquanto o CVT custa a partir de R$ 88.990.
Sob o capô, a versão manual de 5 marchas tem motor 1.5 VVT 16V flex com potência de 125/127 cv e torque de 15,5/15,7 kgfm. Já o modelo CVT (com 6 marchas simuladas) adota propulsor 1.6 DVVT 16V com potência de 138 cv e torque de 17,1 kgfm. Em todos os casos a garantia de fábrica é de 6 anos.
T50 Plus
Já no T50 Plus, as novidades são bem mais significativas. A dianteira, por exemplo, foi completamente reformulada e em nada lembra o modelo anterior. Os faróis foram divididos em dois conjuntos, sendo o superior responsável por abrigar os LEDs diurnos e o inferior os faróis tradicionais. É nova também a grade, com filetes horizontais e detalhes prateados, assim como o para-choque.
Na lista de itens de série, o SUV ganha 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 para cabeça, tipo cortina), teto solar elétrico e kit multimídia com tela 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Custa R$ 101.990 com o chamado Pack 2 e sobe para R$ 105.990 com o Pack 3 que acrescenta câmera de 360º e bancos revestidos em couro.
Mecanicamente, o motor é o mesmo do primo T40 Plus CVT: 1.6 DVVT 16V com potência de 138 cv e torque de 17,1 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 198 km/h.
T60 Plus
Na mesma pegada, o T60 Plus muda todo o conjunto frontal e surpreende pela ousadia das novas linhas. Os faróis também são divididos e chamam atenção pelo efeito dos LEDs diurnos posicionados rentes ao capô. A traseira acompanha as mudanças com lanternas redesenhadas e agora interligadas por uma faixa vermelha iluminada que atravessa a tampa do porta-malas.
Na cabine, a lista de novidades inclui quadro de instrumentos digital, nova central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, central trouch para comandos do ar-condicionado e, assim como os demais, teto solar com acionamento elétrico. Custa R$ 118.990 na versão Pack 2 e sobe para R$ 121.990 na Pack 3 (que adiciona couro e câmera de ré).
Neste caso, o motor é 1.5 turbo i-VVT, capaz de entregar 168 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque entre 2.000 e 4.500 giros. Segundo a JAC, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,6 segundos e a velocidade máxima chega aos 195 Km/h.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: quais os tamanhos dos porta-malas dos SUVs compactos no Brasil?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste instrumentado JAC T40 CVT: Abaixo o preconceito
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
JAC T40 elétrico chega ao Uruguai por R$ 140 mil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
JAC já testou montagem do T40 na fábrica da Mitsubishi