Novo Ecosport? Primeiro SUV da parceria Ford-Mahindra "vaza" na Índia
Design da dianteira terá grade ampla e faróis de neblina em posição vertical
Estabelecida desde 2018, a parceria da Ford com a Mahindra para desenvolvimento conjunto de SUVs parece que não vai demorar para render os primeiros resultados. E a primeira prova vem da Índia, país que sedia o projeto e onde o site Autocar publica a primeira imagem daquele que certamente será o fruto pioneiro da aliança.
Detalhes ainda são limitados (apenas uma foto foi vazada), mas as expectativas são grandes. Pelo que já é possível notar, o protótipo tem design alinhado com a mais recente filosofia da Ford para o segmento e exibe ampla grade frontal com detalhes cromados. Há ainda faróis de neblina posicionados na vertical e iluminados por luzes de LED.
Galeria: Ford EcoSport FreeStyle 2020
A identidade do modelo ainda é desconhecida, mas há pelo menos duas apostas: o sucessor do EcoSport ou o aguardado SUV médio rival do Jeep Compass. O primeiro, cujo projeto na Índia atende pelo codinome BX745, estreará por volta de 2022. O comprimento será de aproximadamente 4,30 metros - bem próximo de seu principal rival, o Hyundai Creta.
Já o segundo, conhecido internamente como Projeto Black, terá porte médio e atuação no segmento C, sendo uma espécie de alternativa menos sofisticada ao Escape/Kuga para mercados emergentes. A meta é brigar diretamente com Jeep Compass, Volkswagen Taos e companhia.
Haverá ainda um terceiro modelo (diferente do que aparece na foto), com comprimento restrito aos 4 metros (estratégia para recolher menos impostos na Índia) e posicionamento de acesso. É conhecido pela sigla BX744 e vem sendo pensado como rival de Nissan Magnite, Renault Kiger e Hyundai Venue.
Todos os três modelos, vale lembrar, terão equivalentes produzidos pela Mahindra, porém com design próprio e posicionamento distinto. A parceria será estendida ainda ao campo dos motores, com a Ford utilizando diversos propulsores da fabricante indiana. Entre eles, destaque para o 1.5 T-GDi de 163 cv, equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível.
E no Brasil?
Por aqui, os impactos dessa parceria ainda são desconhecidos. A Ford daqui também trabalha no desenvolvimento de novos SUVs a serem fabricados em Camaçari (BA), mas ainda é desconhecido o grau de proximidade com os projetos indianos. Por aqui, um dos projetos tocados internamente atende pela sigla BX755, uma indicação de que pode ser diferente da versão asiática.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025