Especulada desde meados de 2017, a parceria firmada entre FordMahindra deverá gerar resultados bem mais abrangentes que o imaginado. De acordo com reportagem do site Financial Express, o acordo terá como objetivo o desenvolvimento conjunto de SUVs, mas não focará em apenas dois produtos como cogitado no início. Ao todo, a aliança produzirá nada menos que 9 utilitários esportivos, divididos nos mais variados segmentos e nichos de mercado. Desse total, 6 modelos serão baseados no formato rebadged, enquanto outros 3 serão feitos exclusivamente pela Mahindra para a Ford.

Galeria: Ford EcoSport 1.5 2018

Quais mercados receberão essa verdadeira enxurrada de SUVs ainda não se sabe, mas é certo que uma das metas é trabalhar com um amplo programa de exportações. Ainda segundo o site, todos os veículos oriundos da parceria serão fabricados pela Mahindra, que eventualmente poderá usar fábricas ociosas da Ford na própria Índia, como as plantas de Sriperumbudur e Sanand, que atualmente operam apenas com metade da capacidade instalada. A expectativa é que o acordo tenha duração de 6 a 8 anos e consuma algo em torno de US$ 600 milhões em investimentos (valor que poderá subir no futuro, caso haja necessidade).

Já é certo também que a responsabilidade da Mahindra na parceria envolverá o desenvolvimento de plataformas e motores, enquanto a Ford ficará focada em design e equipamentos. Os primeiros frutos do projeto devem surgir em 2020 e, segundo especulações, seriam um SUV para suceder o EcoSport e outro maior para rivalizar com o Jeep Compass. A conferir.

Fonte: Financial Express

Envie seu flagra! flagra@motor1.com