A última semana de novembro teve como destaque os futuros da Renault e da Toyota. A marca francesa teve um segredo revelado com o vazamento de um modelo 3D do Taliant, que nada mais é que a nova geração do Logan, mudando de nome e adotando um novo design - e aproveitamos para investir mais a respeito e trazer todos os detalhes.
O sedã da Renault não foi o único destaque da fabricante. Trouxemos uma avaliação exclusiva da nova geração do Sandero na versão Dacia, direto da França. E confirmamos a impressão que tivemos durante a apresentação do hatchback, de que o veículo evoluiu consideravelmente e aumenta a expectativa para a versão nacional, prevista para 2022.
No caso da Toyota, vimos a estreia do SW4 2021, versão reestilizada do utilitário, que repete as melhorias da Hilux 2021, adotando um motor 2.8 turbodiesel mais potente. A marca também revelou que pretende lançar o Corolla GR Sport, versão esportivada do sedã, em breve. Veja o que teve de mais importante na última semana:
Motor1.com já havia adiantado que a próxima geração de Sandero e Logan não seriam mais modelos da Dacia, seguindo a ordem global de separar as duas empresas. E agora podemos ver o efeito disso, com um modelo 3D do Taliant, futuro sedã que ficará no lugar do Logan, adiantando não só o design como também uma mudança de nome. E já fomos atrás para entender como será o futuro dos dois modelos da Renault.
Desde que a nova geração do Toyota Corolla chegou ao Brasil, ficou sem a tradicional versão XRS, que atraia quem queria o sedã com um visual mais esportivo. A boa notícia é que haverá uma nova opção na forma do Corolla GR Sport, já lançado em diversos outros países e que enfim foi confirmado por executivos da marca para o nosso mercado.
O Sandero é um sucesso na Europa. Apesar de concebido incialmente como uma versão hatch do Logan para a América do Sul (nasceu no Brasil no final de 2007), o modelo emplacou mais de 55 mil unidades no mercado francês em 2019. Isso o torna o carro mais vendido da França. Mas o tempo passa e Sandero já precisava de uma renovação para se manter à frente deste disputado pelotão. E pelo que vimos desta nova geração do Stepway, avaliado em primeira mão pelo Motor1.com França, a trajetória de sucesso tem tudo para continuar.
Apenas uma semana depois da Hilux 2021 ser apresentada para o Brasil, chegou a vez do Toyota SW4 2021 fazer sua estreia regional. Assim como foi com a picape, o utilitário ganhou uma nova cara, mais equipamentos (como controle de cruzeiro adaptativo) e o motor 2.8 turbodiesel mais potente, agora com 204 cv.
Em uma decisão muito polêmica, a Jaguar Land Rover entrou com um processo contra a Volkswagen, pedindo a proibição da venda dos SUVs da marca alemã nos EUA. O motivo seria uma possível quebra de patente do seletor de modo de condução off-road que equipa vários modelos do Grupo VW, tecnologia que a JLR diz ser sua. Se vencer o processo, modelos como Lamborghini Urus, Porsche Cayenne e VW Tiguan terão de ser vendidos nos Estados Unidos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota SW4 acompanha Hilux e ganha versão híbrida; veja o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux e SW4 têm vendas suspensas por fraude em motores a diesel
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota comemora 2 milhões de Hilux e SW4 produzidos na Argentina