Segredo: Novos Logan e Sandero versão Renault terão design e até nome exclusivos
Patentes do sedã mostram diferenças que vão além da troca de logotipos e incluem até nova nomenclatura: Taliant
Leitores mais assíduos deverão lembrar que, em outubro de 2018, Motor1.com deu a letra: o Renault Sandero de nova geração não teria exatamente a mesma cara do modelo Dacia e mudaria além da simples troca de logotipos, adotando visual mais próximo do Clio europeu. E o mesmo valeria para o sedã Logan.
Agora, mais de dois anos depois, vem a confirmação: imagens de patente revelam que o novo Logan da Renault será realmente diferente do Dacia, com design mais alinhado aos demais carros da marca francesa. E terá até um nome exclusivo: Taliant (que até já foi registrado no Brasil) - ainda não sabemos se Sandero será mantido.
Conforme podemos observar nestas imagens, o Taliant é claramente uma versão mais sofisticada do novo Logan, incluindo uma dianteira com desenho propriamente Renault (com capô vincado para abrigar o logotipo do losango, faróis e grade exclusivos) e lanternas duplas na traseira, que adentram a tampa do porta-malas. O interior também fica mais refinado, recebendo volante exclusivo (de 3 raios em vez de 4 como no Dacia) e acabamento mais caprichado, incluindo materiais mais nobres.
Esse movimento, segundo apuramos junto a fontes ligadas à Renault, faz parte da dissociação que a marca quer fazer em relação à romena Dacia, empresa de baixo custo do grupo. A própria Renault já havia antecipado que não faria mais simples rebagdes dos carros da Dacia. A mudança será tão drástica que vai incluir até mesmo troca de nomes: Taliant é uma opção para o lugar do Logan, mas ainda não foi 100% aprovado no Brasil - o certo é que não será mais Logan. Sandero também corre o mesmo risco, embora Clio não deva ser retomado por já existir em outro carro na Europa. "O Stepway é o que tem mais chances de ser mantido", antecipa nossa fonte.
A ideia da Renault é oferecer, nos próximos anos, carros mais completos e bem acabados, para se afastar da imagem "Dacia" que tomou conta da linha brasileira da marca. Com isso, espera a marca, ela pretende aumentar seu ticket médio, ainda que possa custar uma redução no market share. Mas a nova linha de compactos ainda demora para chegar ao Brasil, é coisa pelo menos para 2022.
O começo desta mudança poderá ser visto já no Captur 2021, que vai estrear o esperado motor 1.3 turboflex e terá acabamento mais caprichado, incluindo painel com material macio. Ficaremos ligados nos próximos passos.
Galeria: Renault Taliant - Modelo 3D
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:53 As 10 motos e scooters mais baratas do Brasil em 2024
- 13:57 Novo Toyota Corolla Cross XR 2025 vira prioridade para vendas diretas
- 13:01 A2RL inicia nova era do esporte autônomo em Abu Dhabi
- 11:35 Marca de luxo da GWM, WEY chegará ao Brasil com SUV plug-in
- 11:00 Honda Pop 110i 2025 muda motor, perde embreagem e preço sobe R$ 120
- 09:57 GWM terá Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil
- 09:14 Flagra: Skoda prepara SUV de entrada que será sucessor do Gol no Brasil
- 18:00 Mitsubishi L200 Triton terá preparação para Starlink de fábrica no Brasil
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |