Land Rover quer banir SUVs da Volkswagen dos EUA por quebra de patente
Marca britânica diz que o modo de condução off-road está sendo usado sem autorização por modelos como Tiguan e até Lamborghini Urus
A batalha pela supremacia no segmento dos SUVs normalmente seria disputada nas concessionárias, mas isso pode mudar se a Land Rover conseguir o que pede. O BloombergQuint (divisão indiana da Bloomberg) afirma que a Jaguar Land Rover está pedindo à Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos que bloqueie as vendas de diversos SUVs do Grupo Volkswagen pelo uso não-autorizado do sistema Terrain Response.
No documento, a JLR pede que a comissão impeça a venda de diversos SUVs da VW, incluindo VW Tiguan, Lamborghini Urus, Porsche Cayenne e diversos modelos da Audi, como o Q5. O argumento para tal pedido seria a tecnologia Terrain Response da Land Rover, que a marca diz ser um diferencial da empresa, permitindo selecionar o modo da tração de acordo com o tipo de terreno. Também é usado em alguns modelos da Jaguar, como o F-Pace.
Galeria: Land Rover Range Rover SVAutobiography Dynamic Edition 2020 - Avaliação
Segundo a Land Rover, ela tem uma patente da habilidade de mudar diversos parâmetros do veículo de acordo com o terreno com o apertar de um botão. O sistema permite escolher entre areia, pedra, lama e outros, otimizando o motor, freios e transmissão de acordo. Como o BloombergQuint destaca, a JLR está fazendo o mesmo com a Bentley pelo sistema Driver Dynamics do Bentayga, caso que irá a julgamento em fevereiro.
O Bentayga compartilha sua plataforma com vários modelos do Grupo VW, então o sucesso em levar a Bentley para o tribunal fez a JLR expandir seus esforços para bloquear outros carros da empresa. A Comissão Internacional de Comério dos EUA ainda irá iniciar a investigação e qualquer decisão deve acontecer apenas em 2023. O Grupo VW não quis dar nenhuma declaração ao BloombergQuint.
A pergunta é se a JLR irá atrás de outras empresas que usam seletores semelhantes. Este tipo de sistema é bem comum em diversos modelos, até mesmo os que não tem tração integral ou 4x4, como o Grip Control usado nos carros da Peugeot e Citroën. Resta ver se o processo dará certo ou se será descartado pelo funcionamento ser de um modo diferente.
Fonte: BloombergQuint via Road and Track
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