Novo Jeep Compass 2022 muda mais por dentro que por fora; veja fotos
Interior adota central multimídia “flutuante”, novo volante e painel de instrumentos digital
Não demorou muito mais para que o novo Jeep Compass 2022 fosse revelado oficialmente. Apenas um dia depois de divulgar teasers do modelo, a fabricante mostrou o carro na China, durante o Salão de Guangzhou. O SUV traz uma leve mudança visual no exterior, focando no lado de dentro com a adição de itens como painel digital, um novo volante e uma central multimídia no estilo tablet. O lançamento no Brasil será em meados do ano que vem.
Como visto no teaser, o interior do Jeep Compass 2022 é a parte que mais foi alterada. Agora que a multimídia virou uma tela de 10,1” flutuante, isso liberou espaço no painel e o SUV adotou um novo desenho para o console. Tem um acabamento em couro que vai do lado do volante até a porta, delineada por duas aletas prateadas na parte de cima e de baixo. A saída de ar central tem um novo desenho, combinando com a tela.
Galeria: Jeep Compass 2022 (China)
Os controles do ar-condicionado ficam logo abaixo, adotando botões bem menores e em um arranjo que ocupa menos espaço. Na frente da alavanca do câmbio está um carregador wireless para smartphones. O volante também está de cara nova, com um estilo parecido com o do conceito Grand Wagoneer, porém com uma haste extra na parte inferior. Atrás dele está o painel de instrumentos totalmente digital, usando uma tela LCD de 10,25”.
A central multimídia traz uma nova versão do sistema Uconnect, agora em sua quinta geração. Conta com conexão sem fio para Apple CarPlay e Baidu CarLife (que faz as vezes do Android Auto na China). Ainda tem um sistema de comandos por voz com inteligência artificial, embora a fabricante não tenha dito o que ele é capaz de fazer.
Do lado de fora, o Compass adota um detalhe vindo do Grand Wagoneer, com acabamento preto na entrada de ar central, interligando os faróis de neblina. A grade superior usa novo desenho interno nas sete entradas de ar, com linhas cromadas, enquanto os faróis ficaram consideravelmente mais finos e alongados, com iluminação full-LED e o DRL na parte de cima.
A reestilização mexeu quase nada nas medidas: o Compass 2022 mede 4,424 metros de comprimento, 1,819 m de largura, 1,652 m de altura e mantém entre-eixos de 2,636 m. São 9 mm a mais de comprimento e 17 mm a mais na altura, enquanto a largura e o entre-eixos seguem inalterados.
O Compass Trailhawk também foi renovado, mas seu estilo tem algumas diferenças em relação ao modelo normal. Deixa de lado todos os detalhes cromados para usar pintura preta fosca. Além disso, a entrada de ar central tem outro formato, sem a barra horizontal preta. As luzes de neblina ficam um pouco mais abaixo e com uma área própria. Por fim, manteve os ganchos para reboque vermelhos na parte inferior do para-choque.
A parte mecânica não teve qualquer alteração para o mercado chinês, que já utilizava o motor 1.3 turbo de 173 cv combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 marchas. No Brasil, este motor finalmente fará sua estreia e deve entregar cerca de 180 cv quando abastecido com etanol, aliado a uma transmissão do tipo CVT. O lançamento do Jeep Compass 2022 nacional acontecerá em meados do ano que vem.
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jeep Compass: desconto de R$ 30.000 na Black Friday para segurar liderança
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport