O renovado Jaguar F-Type 2021 chega ao Brasil trazendo importantes atualizações em seu visual e acabamento interno. Com preço inicial de R$ 404 mil, o esportivo britânico recebe mudanças que o sintonizam com os novos tempo, como novos faróis de LED, painel digital e infotainment com sistemas do Google e Apple.
É interessante ver as possibilidades que os LEDs criam. Transformar um design expressivo inspirado em felinos pelos faróis arredondados e verticais em um novo conjunto óptico, mais moderno e afilado, foi tarefa cumprida com sucesso pelos designers da marca. O capô também recebe novas linhas deixando a impressão da frente ainda mais baixa. Nas extremidades, novas entradas de ar e a grande também foi retocada. Na lateral, as belas linhas gerais estão mantidas, trazendo um novo formato com o emblema Jaguar leaper no paralamas dianteiro.
Na traseira também há novidades. As lanternas agora têm um formato mais angular e o para-choque continua a variar de acordo com a motorização escolhida, assim como o difusor de ar central, mantendo as duas saídas duplas de escape ou a central em formato trapezoidal. Outra mudança sutil está no desenho da região da placa, agora com traços também angulados e mais abertos.
Internamente, poucas mudanças que transformaram bastante o ambiente. A começar pelo novo e esperado painel digital customizável. Nele é possível configurar diversos tipos de visualização, o que inclui a possibilidade de visualizar as orientações do sistema de navegação ou destacar o conta-giros na posição central em momentos de uma tocada mais esportiva.
Outra novidade é a central multimídia que agora recebe os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de série. Também traz a capacidade receber atualizações automaticamente com conexão à internet. Os demais comandos permanecem como antes, por botão, fato que não prejudica a modernidade do ambiente.
Debaixo do imenso e belo capô estarão duas opções, ao menos por enquanto. O primeiro P300 é um motor 2.0 turbo de 300 cv e 40,8 kgfm de torque com transmissão automática de 8 velocidades Quickshift capaz de acelerar a versão coupé de de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e entregar velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A segunda opção é a P380. A primeira toma como base A segunda usa o propulsor 3.0 V6 de 380 cv e 46,9 kgfm de força também com o câmbio automático de 8 marchas. Neste caso, dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e máxima de 275 km/h. Ambas as configurações são equipadas com tração traseira.
O desejado motor V8, variante que entrega 575 cv e 71,3 kgfm de torque, não será oferecida, ao menos por enquanto, devido a variação cambial. Com performance capaz de tirar o F-Type da imobilidade o levar a 100 km/h em 3,7 segundos, esta configuração ultrapassaria a barreira dos R$ 800 mil.
A estreia do Jaguar F-Type 2021 no Brasil se deu no novíssimo Circuito Panamericano, complexo de testes da Pirelli localizado na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo. Com um traçado muito semelhante ao do circuito de Estoril, Portugal, porém sem as elevações, foi possível experimentar a potência da configuração P380 na carroceria coupé.
Sem alterações mecânicas expressivas, o esportivo mantém a mesma pegada da versão anterior. Com a construção do monobloco todo em alumínio, centro de gravidade baixo e a distribuição de peso em praticamente 50:50, deixam tudo muito equilibrado. A nova pista, perfeita, permitiu relembrar o excelente acerto do esportivo inglês, mesmo nesta configuração intermediária de seu portfólio.
Na reta principal foi possível se aproximar dos 200 km/h, para na sequencia freiar com vontade e entrar com muita confiança em curvas. Fato é que mesmo no modo Race, os controles eletrônicos domam a fera com maestria, e sem muito alarde, tornando a brincadeira ainda mais divertida. Foram apenas duas voltas inteiras, mas assim que possível traremos um teste completo no padrão Motor1.com com todos os detalhes da novidade.
A gama do F-Type 2021 no Brasil é formada por quatro opções com os seguintes preços:
A Jaguar oferece uma ampla gama de opções de personalização que vai desde a pintura, rodas, acabamento interno e cor da capota nas versões cabrio. O tempo de espera para os modelos totalmente customizados pode chegar a 5 meses. Todas as opções disponíveis já estão disponíveis no site da Jaguar aqui no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar vai tirar quase todos os seus carros de linha este ano
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jaguar F-Type se despede do mundo ao lado do clássico V8 inglês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jaguar F-Type ZP é o adeus da marca aos esportivos com motores a combustão
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Jaguar F-Type 75 é despedida do esportivo com 12 unidades no Brasil