Já virou tradição: enquanto as gerações de número par do Honda Civic são mais ousadas, as ímpares dão um passo mais tímido na evolução. Pois a 11ª encarnação do modelo não foge à regra e, como esperado pelo que vimos nos protótipos camuflados, aposta num estilo conservador que aproveita muitas das soluções do irmão maior Accord. O resultado, antecipado por esta versão conceitual mostrada pela Honda dos EUA, deve dividir opiniões.
De um lado, os fãs do arrojado Civic atual poderão torcer o nariz tanto para o estilo externo quanto para o interior mais limpo. Já quem prefere o arquirrival Toyota Corolla pode gostar desta nova proposta da Honda, pois suas linhas clássicas seguem mais fielmente o estilo três-volumes, com uma traseira mais bem-definida - e o que interessa no fim do dia são as vendas, que têm sido favoráveis ao concorrente.
Sendo assim, a parte mais chamativa do novo Civic 2022 mostrado nesta quarta-feira (18) é a cor Solar Flare Pearl, uma espécie de laranja brilhante. Para quem aprecia a pegada esportiva, a Honda já adiantou que continuará a oferecer as versões Si e Type R, mas, em contrapartida, vai parar a produção da carroceria cupê (hoje vendida no Brasil como importada). O modelo de produção do novo Civic será lançado nos EUA em meados de 2021 (entre maio e junho), primeiro na carroceria sedã e depois na hatch, seguidas das variantes apimentadas.
Considerando a boa acolhida do Civic G10 entre os millennials norte-americanos, a Honda promete que a 11ª geração vai continuar mirando o público mais jovem com "um chassi ainda mais esportivo, uma dinâmica mais divertida, powertrains mais poderosos e eficientes em economia de combustível, vários recursos tecnológicos e avanços adicionais em segurança ativa e passiva".
Na parte de design, a Honda destaca que deixou a linha de cintura mais baixa de modo a melhorar a iluminação e a visibilidade da cabine. Pelo mesmo motivo, as colunas A foram reposicionadas mais à frente e os retrovisores agora são apoiados nas portas. Repare que a lateral ficou mais plana, sem aquela linha ascendente que seguia rumo à traseira curta, enquanto que as caixas de roda foram ressaltadas.
Ainda na linha tradicionalista, o capô ficou mais longo e plano, ao passo que a grade agora não possui mais "sobrancelhas" sobre os faróis, estes agora muito semelhantes aos do Accord. Na traseira, a inspiração no irmão maior também é nítida, como podemos ver pelas lanternas horizontais no lugar das anteriores em formato bumerangue.
O conceito antecipa uma versão esportiva, notadamente a Si, como deixa claro pelas peças pintadas em preto: grades, rodas, retrovisores e o extrator traseiro. Na tampa do porta-malas há ligeiro spoiler que faz par com a antena de teto tipo barbatana de tubarão. Pelos flagras de protótipos, a variante Type R vai preservar grande asa traseira, embora um pouco menor e mais discreta que a atual.
As linhas sóbrias e horizontais também poderão ser observadas do lado de dentro, uma vez que o painel foi completamente redesenhado e abandonou aquele formato mais voltado ao motorista. A nova central multimídia de 9" agora é do tipo tablet, no alto do painel, e não mais integrada na peça, enquanto o cluster passará a ser totalmente digital - o atual tem uma tela de 7" central e instrumentos laterais analógicos. O volante também muda e acompanha o do Accord, enquanto que as saídas de ar passam a ser unidas e mais finas, lembrando os carros da Audi.
Na parte de segurança, a Honda destaca que o novo Civic 2022 virá com uma versão mais refinada e completa do Honda Sensing, sistema que engloba assistentes à condução como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência, além de dizer que a carroceria terá sua rigidez reforçada para melhorar a proteção dos ocupantes em impactos. A marca também fala em novos tipos de airbags, dando a entender que pode equipar o carro com o airbag central traseiro que estreou na nova geração do Fit.
Como trata-se de uma apresentação prévia, a Honda ainda não divulgou nada em termos de medidas, versões e motorização. Nos bastidores, fala-se em manter o motor 2.0 aspirado para as versões de entrada e ampliar o uso do 1.5 turbo, inclusive em variantes eletrificadas. Já o Type R deve manter o atual 2.0 turbo, mas também tem chances de receber um pequeno motor elétrico e se tornar híbrido.
Segunda geração do Civic desenvolvida nos EUA, o novo modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Pelo cronograma tradicional da Honda, ele deveria se tornar nacional em meados de 2022, mas já há rumores de que o Civic pode deixar de ser feito no país para dar lugar à nova geração do HR-V, visto que os SUVs têm dominado cada vez mais o espaço dos sedãs médios em nosso mercado. Por outro lado, será que a Honda abriria mão de um segmento tão tradicional para ela e com um modelo que é o atual segundo colocado, com média de vendas mensal na casa de 2,5 mil unidades? É esperar para ver.
Fotos: divulgação
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