Fiat Tipo 2021 estreia motor Firefly 1.0 turbo e inédita versão Cross
Reestilização também agrega tecnologias e mudanças na lista de equipamentos
Depois de aproximadamente cinco anos à venda no mercado europeu sem grandes mudanças, o Fiat Tipo acaba de entrar para a linha 2021 carregado de novidades. Dentro da chamada reestilização de meia-vida, o modelo recebe retoques visuais e atualizações importantes no pacote tecnológico. Na gama de versões, o destaque fica por conta da estreia da variante Cross, que veste traje aventureiro com detalhes exclusivos.
Por fora, o facelift inclui grade frontal redesenhada e que agora ostenta o novo logotipo da marca (o mesmo que estreou no Brasil na nova geração da Fiat Strada), além de mudanças nas lentes do faróis e lanternas (ambos agora com iluminação em LED) e modificações nos para-choques. Completam o pacote rodas de 16 ou 17 polegadas redesenhadas e com desenho específico para cada versão, além de novas calotas.
Galeria: Fiat Tipo Cross 2021
Por dentro, o pacote tecnológico atualizado contempla quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10,25 polegadas UConnect 5 compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há ainda volante redesenhado e controles de ar-condicionado com novos revestimentos. Entre os equipamentos, destaque para reconhecimento de sinalização, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, assistente de pontos cegos e carregador wireless para smartphones.
Considerada o grande destaque da nova gama, a versão Cross já nasce equipada com todas as novidades listadas acima. Agrega ainda pacote visual aventureiro composto por rack de teto, revestimentos plásticos nas caixas de roda, saias laterais, para-choques com elementos pintados na cor prata, paleta de cores composta por tons mais chamativos e suspensão elevada em 4 cm. Por dentro, a altura do banco também foi elevada em relação às demais versões.
Sob o capô, é novidade o motor 1.0 GSE Turbo, da família Firefly, com potência de 100 cv e torque de 19,3 kgfm a 1.900 rpm. Trata-se do mesmo propulsor que deve estrear no Brasil em 2021 equipando modelos como Fiat Argo, Cronos e Strada. Já na linha diesel, a novidade é o motor 1.6 Multijet, que entrega entre 95 cv e 130 cv e já obedece aos mais rigorosos padrões anti-poluição da Europa.
Lançado em 2016, o Tipo (cuja família inclui as carrocerias hatchback, sedã e perua) já vendeu algo em torno de 670 mil unidades.
Fotos: Divulgação
Galeria: Fiat Tipo 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vivo na Europa, Fiat Tipo ganha versão Cross na carroceria perua
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Flagra: Fiat Tipo testa novo visual e inédita versão aventureira
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Tipo ganhará reestilização e motores turbo do Jeep Renegade
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Fiat Tipo Sport estreia com detalhes exclusivos e motor 1.4 T-Jet