Apesar de não serem projetadas especificamente para fazer curvas, picapes devem apresentar níveis de segurança adequados para proteção dos ocupantes nas mais diversas condições de uso. Nesse sentido, o famoso teste do alce é considerado um dos mais rigorosos do mundo na avaliação de performance veicular em desvios bruscos de rota. A Mitsubishi L200 Triton foi a mais recente camionete colocada à prova e alcançou resultado mediano.
Segundo o canal espanhol Km77, que promove o testes, o desempenho não foi exatamente bom, mas considerando satisfatório para uma picape de porte médio, pesada e com altura elevada em relação ao solo. A sensação ao volante foi de relativo controle, apesar do grande balanço da carroceria. Na comparação com alguns automóveis de passeio, a L200 se mostrou até mesmo superior em alguns quesitos.
A prova, não custa lembrar, avalia o comportamento do veículo em manobras rápidas e tem como objetivo verificar a capacidade do veículo de desviar de obstáculos repentinos com segurança - como um alce atravessando a estrada, por exemplo. Os testes são realizados com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de modo a levar a suspensão ao limite com a transferência de peso do carro de um lado para o outro.
A velocidade padrão para testes é 77 km/h, mas no caso da L200 o melhor resultado só foi obtido a 69 km/h - condição em que a picape cumpriu a manobra sem derrubar nenhum cone. Resultado parecido foi alcançado recentemente pelo Volkswagen Golf, que também teve sua melhor performance obtida aos 69 km/h.
Fonte: Km77
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi terá 2025 'agitado' no Brasil com nova L200 e mais lançamentos
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Com nova L200 a caminho, Mitsubishi anuncia R$ 4 bi para Catalão (GO)
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Semana Motor1.com: Preços da Fiat Titano, Flagra do VW Nivus e mais
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Mitsubishi L200 Triton é registrada no Brasil e será nacional