Assim como a Volkswagen brasileira fez uma prévia do Nivus para a imprensa local antes do lançamento, a filial argentina convidou alguns jornalistas para conhecerem em primeira mão o Taos, novo SUV médio da marca que já começou a ser produzido na fábrica de Pacheco (unidades pré-série) e será lançado em maio de 2021 na região. Entre os presentes estava nosso parceiro Carlos Cristófalo, do Argentina Autoblog, que pôde fotografar em detalhes o principal lançamento da marca para o mercado sul-americano no próximo ano. Confira quais serão as armas do modelo para desafiar a liderança do Jeep Compass no segmento e ainda enfrentar o Toyota Corolla Cross, que será feito no Brasil e chegará às lojas quase que ao mesmo tempo.
Feito sobre a plataforma MQB-A, do Golf, o Taos é um SUV de porte médio que atuará entre o T-Cross e o Tiguan AllSpace, numa faixa que em valores atuais ficaria entre R$ 130 mil e R$ 160 mil. A princípio, terá somente um powertrain formado pelo motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm ligado ao câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, com tração dianteira (exatamente o mesmo conjunto do T-Cross Highline). Mais adiante, é prevista uma variante GTI com motor 2.0 TSI de 220 cv, câmbio DSG de 6 marchas (dupla embreagem) e tração integral 4Motion.
Em termos visuais, a principal mudança do Taos em relação ao seu irmão chinês Tharu está na dianteira com grade e para-choque exclusivos, no qual se destaca o aplique em X na cor preta brilhante. A grade tem três filetes cromados e ostenta o novo logotipo da Volkswagen que por aqui estreou no Nivus. Por falar no crossover do Polo, ele também vai emprestar o desenho do volante e a nova multimídia VW Play para o Taos, além de equipamentos como o piloto automático adaptativo (ACC).
Já a manopla de câmbio veio do T-Cross, com o pomo iluminado, enquanto os comandos do ar-condicionado digital são conhecidos do Tiguan, bem como o freio de estacionamento eletrônico. A versão fotografada, que a VW Argentina chama de Hero (top de linha acima da Highline) tem ainda botão de partida, bancos de couro bicolor, banco do motorista com ajustes elétricos (incluindo regulagem lombar), saída de ar-condicionado traseira (com mais uma porta USB-C abaixo), faróis e lanternas full-LED, cluster digital (Active Info Display) e rodas aro 19" com acabamento escurecido (cinza e preto) e pneus 215/45 R19.
Ainda não sabemos quais itens farão parte de cada versão, mas a marca adianta que o painel digital e a VW Play serão equipamentos de série, e que haverá opção de rodas aro 18" além das 19" do carro fotografado. Ainda sobre esta unidade, vale mencionar a pintura em dois tons, com o teto e as colunas em preto brilhante. Na cabine, a reportagem do Argentina Autoblog destacou o amplo espaço no banco traseiro e o bom porta-malas, embora ainda sem medidas oficiais (deve ficar próximo dos 445 litros do Tharu chinês).
No acabamento, também é possível notar maior esmero em relação ao T-Cross, incluindo uma porção forrada de couro no painel e nas portas, com costura aparente, além da iluminação em LED colorido que atravessa o painel e chega até debaixo das maçanetas dianteiras. Como a ideia é encarar Compass e Corolla Cross, a VW sabe que precisará elevar o nível neste aspecto.
Fruto de um investimento de US$ 650 milhões na planta de Pacheco, o VW Taos não será o único modelo da base MQB a ser produzido na Argentina. A expectativa é que a picape Tarok, antecipada por um conceito no Salão do Automóvel de 2018, seja a próxima da lista, com estreia aguardada para 2022 - até então, o projeto está congelado por conta da pandemia.
Fotos: Argentina Autoblog