Dentro de uma grande ofensiva de veículos eletrificados do Grupo Volkswagen, ao mesmo tempo em que a Audi anuncia o Q8 TFSIe quattro, a Volkswagen inicia a pré-venda do Touareg híbrido plug-in nas variantes R e eHybrid na Europa, onde a primeira se apresenta como o veículo mais potente na gama com esse tipo de propulsão e o segundo que de acordo com a marca foi "projetado para um alto nível de conforto de viagem".

Equipado com baterias de 14,3 kWh (efetivos) e 17,9 kWh (total), que garantem autonomia em modo totalmente elétrico de até 47 km com uma carga, de acordo com o ciclo WLTP, o Touareg eHybrid com uma potência total de 380 cv começa em 72.378 euros (R$ 475.500), enquanto o Touareg R (com 462 cv) começa em 84.660 euros (R$ 556.200) - ambos estarão disponíveis nas duas linhas de equipamentos Atmosphere e Elegance.

Galeria: Volkswagen Touareg R eHybrid (PHEV)

Trata-se do mesmo conjunto híbrido adotado pelo novo Audi Q8 TFSIe quattro, o que garante alto desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos com velocidade máxima de 250 km/h. Outro destaque é o fato de ser o primeiro híbrido plug-in da marca equipado com tração nas quatro rodas. A transmissão automática de 8 marchas atua junto com o sistema de tração 4Motion e o diferencial Torsen, de modo a dividir a potência entre os eixos dianteiro e traseiro.

"Os dois utilitários esportivos híbridos plug-in com tração nas quatro rodas apresentam um alto nível de eficiência, as boas características gerais do Touareg e um equipamento de série significativamente aprimorado. Isso inclui um ar condicionado automático de 4 zonas, o Innovision Cockpit com instrumentos digitais, o sistema de navegação superior Discover Premium e um teto panorâmico deslizante / basculante. O Touareg R também vem equipado de série com o IQ.LIGHT interativo - faróis de matriz LED. "

Volkswagen Touareg R eHybrid (PHEV)
Volkswagen Touareg R eHybrid (PHEV)
Volkswagen Touareg eHybrid (2020)
Volkswagen Touareg eHybrid (2020)

Entre as funcionalidades, a Volkswagen informa que os modelos estarão equipados com os sistemas Travel Assist (até 250 km/h), além dos novos Park Assist e Trailer Assist. Outro destaque interessante do Touareg híbrido plug-in é a capacidade de rebocar um trailer (com peso de 3,5 toneladas).

"Com esta versatilidade - cobrindo o espectro de veículos off-road verdadeiros até carros de turismo de luxo que podem ser usados ​​temporariamente como um veículo de emissão zero - os novos modelos híbridos plug-in Touareg têm um lugar especial entre os grandes SUVs."

Galeria: Volkswagen Touareg eHybrid (2020)

Especificações do Volkswagen Touareg eHybrid:

  • 47 km de autonomia em modo totalmente elétrico WLTP
    810 km de autonomia total
  • Bateria de 14,3 kWh (líquido) e 17,9 kWh (total)
  • tração nas quatro rodas
  • potência do sistema de 280 kW - 380 cv (340 kW / 462 cv na versão Touareg R)
    motor turbo V6 e um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 40,8 kgfm de torque
  • capacidade de reboque de até 3.500 kg