Versão esportivada tem só design diferenciado, sem mudanças na mecânica

Desde o lançamento da nova geração do Onix, vimos imagens do Chevrolet Onix RS por aí, primeiro em um flagra na fábrica da empresa em Gravataí (RS), depois em testes pela América Latina. Pouco depois, ele apareceu na linha de lançamento do carro em vários mercados sulamericanos, como a versão intermediária. Agora ele chega a mais um país, o Equador, por US$ 19.999 (R$ 106.156). Ele será lançado no Brasil em setembro, como parte da linha 2021 do compacto.

Assim como nos outros mercados, o Chevrolet Onix RS é uma versão com visual esportivo para o hatchback, seguindo a linha do finado Onix Effect. Ele traz grade e rodas de liga leve de 16” pintadas de preto, spoiler traseiro e saias laterais, enquanto o interior recebe detalhes vermelhos no contorno das saídas de ar e na costura dos bancos e do volante. Por fim, o logo da marca é pintador de preto.

Galeria: Chevrolet Onix RS

Não espere por uma mecânica melhor, pois o Onix RS é só um pacote visual. Sua motorização é a mesma de boa parte da linha, usando o motor 1.0 turbo de 116 cv a 5.500 rpm e 16,8 kgfm a 2.000 rpm. Para manter uma proposta esportiva, ele é oferecido somente com câmbio manual de 5 marchas (no Brasil ele será de 6 posições). Como ele é posicionado como algo intermediário na linha, não receberia outro motor como no caso do Polo GTS ou Sandero RS, tornando-se um concorrente de modelos como HB20 Sport.

Seu posicionamento faz com que ele tenha uma lista de equipamentos mais modesta do que a versão Premier. Traz a central multimídia MyLink 3, OnStar, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, iluminação diurna em LED e seis airbags. No entanto, fica sem alguns itens como o carregador de smartphones por indução, conexão 4G Wi-Fi e chave presencial.

Quando chegar ao Brasil, a expectativa é que o Chevrolet Onix RS seja vendido entre R$ 65 mil e R$ 75 mil, posicionando a versão entre as variantes LT e LTZ, assim como era com o Onix Effect. O lançamento acontecerá em setembro, como uma das novidades da linha 2021 do hatchback.