Apesar de não ser um modelo acessível de uma marca tradicional, o Caoa Chery Tiggo 8 tem despertado muita curiosidade, até mesmo a nossa. Por isso, fomos até uma concessionária da marca em São Paulo (SP) para ver o carro de perto e ao menos ver se ele é pessoalmente o que aparentava pelas fotos. O SUV de sete lugares está sendo vendido por R$ 156.900 (preço promocional) e tem fila de espera de cerca de 40 dias.
Seus 4,70 m de comprimento realmente o destacam diante de seus irmãos. Além disso, o design, apesar de usar alguns elementos que conhecemos de outras marcas, é o mais bonito da marca até então. A grade dianteira com detalhes cromados conversa com os faróis full-LED. Outro ponto que merece ser citado é a montagem do Tiggo 8, com peças alinhadas e bem feita - aprendizados que com certeza vieram da fabricação do Hyundai Tucson em Anápolis (GO). Na traseira, as lanternas interligadas por uma única peça na tampa e iluminação em LEDs.
Por dentro, o acabamento seguem um bom padrão. Plásticos, couro e materiais metálicos se misturam com bom gosto. O painel de instrumentos digital, apesar de ter uma interface quase genérica, impressiona em um primeiro contato - o mesmo serve para o sistema multimídia que tem funções de carros bem mais caros, como a câmera 3D, mas não a mesma velocidade. Neste rápido contato, não conseguimos testar o sistema de espelhamento sem fio.
O espaço interno é o que realmente faz a diferença no Tiggo 8. Mesmo na terceira fileira, há espaço para as pernas de um adulto, apesar de uma posição que não é confortável em viagens mais longas. Em compensação, a segunda fileira acomoda até três ocupantes bem, mais do que em um Jeep Compass, por exemplo. Junto com o pacote de equipamentos, espaço e porta-malas (que chega a 1.930 litros com as duas fileiras rebatidas, 889 litros sem a terceira e 193 litros com a terceira fileira) são as maiores jogadas do SUV.
A concessionária ainda não tinha uma unidade emplacada para test drive, então ainda não será agora que saberemos como se comporta o novo motor 1.6 turbo com injeção direta da Caoa Chery. São 187 cv e 28 kgfm de torque com um novo câmbio de dupla embreagem e 8 marchas, diferente do aplicado até então no restante dos modelos da marca no Brasil.
Como penalidade, duas coisas chamaram a atenção. O carregador por indução no console central é raso e parece não segurar o aparelho com o carro em movimento, principalmente em curvas. Não há uma superfície que segure o smartphone também, como algo emborrachado. Nos comandos do ar-condicionado, apesar do visual de tela como nos Land Rover, um visor tradicional escondido por um acabamento preto.
O Caoa Chery Tiggo 8 até explica seu sucesso nesta fase inicial. Bom acabamento, design e espaço interno, além de bom pacote de equipamentos nessa versão única, por um preço de SUV médio de cinco lugares e menores. Ainda esperamos a oportunidade de testar o SUV, mas por enquanto a impressão é boa.
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Caoa Chery Tiggo 9, novo SUV de topo, será lançado no Brasil em agosto
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chery Tiggo 9, novo SUV topo de linha da marca, é registrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Caoa Chery reposiciona preços e tem SUVs até R$ 30 mil mais baratos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chery Tiggo 9: maior SUV da marca estreia na China; e no Brasil?