Hyundai i30 e esportivo i30 N saem de linha também nos Estados Unidos
Objetivo é abrir espaço para os SUVs compactos mais lucrativos. Por outro lado, o Elantra N entra em cena
E mais um mercado vai perder um hatch médio. Agora é a vez dos Estados Unidos dar adeus à moderna e bem resolvida nova geração do Hyundai i30 (chamado por lá de Elantra GT) e sua versão esportiva N. A marca coreana anunciou as novidades de sua linha 2021, que embora confirmem a chega do esportivo Elantra N, anuncia o fim de linha para a carroceria hatchback.
A justificativa oficial da Hyundai é bem clara. O hatch médio e sua versão mais quente serão substituídos, de uma só vez, pelo lançamento do Elantra N. É uma situação semelhante ao que a Volkswagen fez aqui no Brasil, tirando de linha o Golf e GTI deixando espaço apenas para o Jetta GLI (vale lembrar que o presidente da Volkswagen sinalizou que a nova geração do GTI deve ser lançada no Brasil).
Galeria: Hyundai Elantra N Line 2021 - teasers
Além da estratégia entre o i30 e Elantra N, não é segredo (e a marca também não faz questão de esconder) que esta modificação na linha é por causa do inevitável - para abrir caminho para os SUVs mais lucrativos. A Hyundai também confirmou que o i30 foi "descontinuado da linha devido à expansão da linha de SUV que inclui Venue e Kona."
Digno de nota, o SUV compacto Venue entrou no mercado dos Estados Unidos no ano passado, enquanto o Kona ganhou uma Night Edition e tem uma versão EV que chega como modelo 2021. Na prática, esses dois crossovers pequeninos estão comendo o espaço do i30.
Os números de vendas combinados do i30 e Elantra por lá, caíram significativamente de 2018 a 2019 (200.415 contra 175.094), bem a tempo quando o Kona ganhou impulso e o Venue entrou no mercado. O número de vendas do Kona aumentou de 47.090 para 73.326 durante o mesmo período, enquanto o Venue, que começou a ser vendido no fim de 2019, vendeu um total de 1.077 unidades.
Falando do Venue, a Hyundai também anunciou que a partir do modelo 2021 tirar de linha a opção com câmbio manual, deixando assim apenas a automática.
No fim das contas, a situação nos Estados Unidos é um reflexo do que vem ocorrendo em diversos outros mercados, inclusive no Brasil. Modelos mais refinados e sofisticados, como os hatches médios, estão saindo de cena para dar lugar aos SUVs/crossovers derivados de carros compactos, mais simples e mais rentáveis. Depois dessa, se alguém ainda tinha alguma esperança de ver novamente o i30 aqui no Brasil, essa possibilidade passa a ser cada vez mais remota.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Longe do Brasil, Hyundai Elantra 2025 é lançado nos EUA por R$ 130.000
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Hyundai Elantra 2024 chega aos EUA para brigar com Civic e Corolla
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Bonito ou feio? Hyundai Elantra 2024 é flagrado em versão global