Subaru BRZ deixa de ser produzido; acontecerá o mesmo com o GT86?
A boa notícia é que há uma nova geração da dupla prevista para 2021
O Subaru BRZ, esportivo de baixo peso feito em parceria entre a Subaru e a Toyota e que tem algumas unidades no Brasil importadas de forma independente, parece estar com sua vida perto do fim. A página da marca no Japão comunica que não estão aceitando mais encomendas do cupê.
Motor1.com procurou os representantes da Subaru nos Estados Unidos (onde ele é vendido oficialmente) e descobrimos que a mesma situação se aplica por lá. Ainda tentamos conversar com a Toyota para ver se isso afeta também o GT 86 (o mesmo carro, mas da Toyota), já que eles saem da mesma fábrica.
A aposentadoria do BRZ é algo esperado há algum tempo. Por exemplo, a Subaru apresentou uma edição especial Final Edition no mercado alemão em março de 2020. Em setembro de 2019, ambas as marcas confirmaram que estão trabalhando na segunda geração da dupla BRZ e 86. Não existem informações oficiais, mas rumores sugerem que usarão a plataforma TNGA da Toyota e uma variante do motor 2.4 turbo da Subaru com mais de 255 cv. O engenheiro da Toyota, Tetsuda Tada, diz que quer um carro melhor de dirigir que o Supra.
Há a chance deste novo modelo usar também o motor 2.4 aspirado da Subaru com cerca de 217 cv, o que já seria um upgrade em comparação com o atual BRZ e GT 86 e seus 205 cv. Mas isso devemos saber apenas em 2021.
Fotos: divulgação
Galeria: 2018 Subaru BRZ
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Executivo da Toyota confirma volta de mais um esportivo icônico
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Como a Toyota fez um Corolla automático ser digno da linha GR