Em alta superior a 100% na comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento de esportivos foi impulsionado em junho pela nova geração do 911. Com 126 emplacamentos, seu novo recorde, o modelo mais emblemático da Porsche se aproximou dos 40% de participação de mercado – em maio, um mês mais atípico por conta da pandemia, o 911 já havia se aproximado dos 50%.
Em retração relativamente baixa (-3%), o Ford Mustang (32) retomou a segunda posição perdida no ranking anterior. Com a maior queda no top 10 (-30,6%), o BMW Z4 (25) completou o pódio. Em briga acirrada pela quarta posição, o Porsche Boxster (17) levou a melhor sobre os BMW M2 (17) e M135i (15).
Chevrolet Camaro (14) e Porsche Cayman (9) vieram na sequência, ambos com avanços superiores a 27%. A35 (7) e CLA 35 (7) foram os dois representantes da Mercedes-AMG no pelotão de cima, com o A35 Sedan (6) estreando em 11º. Única station da lista, a Audi RS4 (5) garantiu o 12º lugar.
Esportivos |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
PORSCHE 911 |
126 |
62 |
15 |
39,87% |
49,60% |
103,23% |
740,00% |
2º |
FORD MUSTANG |
32 |
12 |
33 |
10,13% |
9,60% |
166,67% |
-3,03% |
3º |
BMW Z4 |
25 |
11 |
36 |
7,91% |
8,80% |
127,27% |
-30,56% |
4º |
PORSCHE BOXSTER |
19 |
16 |
11 |
6,01% |
12,80% |
18,75% |
72,73% |
5º |
BMW M2 |
17 |
4 |
6 |
5,38% |
3,20% |
325,00% |
183,33% |
6º |
BMW M135i |
15 |
4 |
0 |
4,75% |
3,20% |
275,00% |
- |
7º |
CHEVROLET CAMARO |
14 |
1 |
11 |
4,43% |
0,80% |
1300,00% |
27,27% |
8º |
PORSCHE CAYMAN |
9 |
6 |
7 |
2,85% |
4,80% |
50,00% |
28,57% |
9º |
MERCEDES-AMG A35 HATCH |
7 |
2 |
0 |
2,22% |
1,60% |
250,00% |
- |
10º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
7 |
0 |
0 |
2,22% |
0,00% |
- |
- |
11º |
MERCEDES-AMG A35 SEDAN |
6 |
0 |
0 |
1,90% |
0,00% |
- |
- |
12º |
AUDI RS4 |
5 |
2 |
9 |
1,58% |
1,60% |
150,00% |
-44,44% |
13º |
BMW SÉRIE 4 |
4 |
2 |
5 |
1,27% |
1,60% |
100,00% |
-20,00% |
14º |
MERCEDES-AMG C43 |
4 |
1 |
0 |
1,27% |
0,80% |
300,00% |
- |
15º |
MERCEDES-AMG GT 43 |
4 |
0 |
0 |
1,27% |
0,00% |
- |
- |
16º |
JAGUAR F-TYPE |
3 |
0 |
1 |
0,95% |
0,00% |
- |
200,00% |
17º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
3 |
1 |
10 |
0,95% |
0,80% |
200,00% |
-70,00% |
18º |
BMW M5 |
2 |
1 |
3 |
0,63% |
0,80% |
100,00% |
-33,33% |
19º |
CHEVROLET CORVETTE |
2 |
0 |
2 |
0,63% |
0,00% |
- |
0,00% |
20º |
FERRARI 488 PISTA COUPÉ |
2 |
0 |
0 |
0,63% |
0,00% |
- |
- |
21º |
MERCEDES-AMG C63 |
2 |
0 |
3 |
0,63% |
0,00% |
- |
-33,33% |
22º |
FERRARI 488 PISTA SPIDER |
1 |
0 |
1 |
0,32% |
0,00% |
- |
0,00% |
23º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0 |
0 |
0,32% |
0,00% |
- |
- |
24º |
FERRARI F8 TRIBUTO |
1 |
0 |
0 |
0,32% |
0,00% |
- |
- |
25º |
FERRARI PORTOFINO |
1 |
0 |
0 |
0,32% |
0,00% |
- |
- |
26º |
LAMBORGHINI HURACAN |
1 |
0 |
0 |
0,32% |
0,00% |
- |
- |
27º |
MERCEDES-AMG E53 |
1 |
0 |
2 |
0,32% |
0,00% |
- |
-50,00% |
28º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
1 |
0 |
0 |
0,32% |
0,00% |
- |
- |
29º |
MERCEDES-BENZ SLC |
1 |
0 |
0 |
0,32% |
0,00% |
- |
- |
|
|
316 |
125 |
155 |
100,00% |
100,00% |
152,80% |
103,87% |
Único do mercado brasileiro a crescer no 1º semestre, o segmento de esportivos registrou um avanço de quase 34% sobre 2019. Grande destaque do período, por muito pouco a Porsche não emplacou os dois modelos preferidos. Além do 911 (500, +354,6%) disparado na liderança, a marca alemã viu o Boxster (163) ficar a menos de 20 unidades do Ford Mustang (181), nº 1 em 2019.
Quarto, o BMW Z4 (99) mais do que dobrou o resultado do ano passado. O estreante Mercedes-AMG A35 (42) quase entrou no top 5, ficando apenas uma unidade atrás do Porsche Cayman (43). Também novato, o Mercedes-AMG CLA 35 (39) superou um BMW M2 (37) em queda de quase 23%.
BMW M135i (34) e Chevrolet Camaro (25), outrora líder do segmento, completaram o top 10. Um dos dois representantes orientais da lista – o outro foi o Kia Stinger (2) -, o Subaru WRX (14) dobrou o número de emplacamentos do ano passado. Do lado italiano, a Ferrari mais bem posicionada no ranking foi a 488 Pista Coupé (3), que dividiu a 27ª posição com a versão 488 Pista Spider (3).
Esportivos |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
PORSCHE 911 |
500 |
37,48% |
110 |
11,01% |
354,55% |
2º |
FORD MUSTANG |
181 |
13,57% |
213 |
21,32% |
-15,02% |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
163 |
12,22% |
144 |
14,41% |
13,19% |
4º |
BMW Z4 |
99 |
7,42% |
39 |
3,90% |
153,85% |
5º |
PORSCHE CAYMAN |
43 |
3,22% |
65 |
6,51% |
-33,85% |
6º |
MERCEDES-AMG A35 HATCH |
42 |
3,15% |
0 |
0,00% |
- |
7º |
MERCEDES-AMG CLA35 |
39 |
2,92% |
0 |
0,00% |
- |
8º |
BMW M2 |
37 |
2,77% |
48 |
4,80% |
-22,92% |
9º |
BMW M135i |
34 |
2,55% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
CHEVROLET CAMARO |
25 |
1,87% |
87 |
8,71% |
-71,26% |
11º |
AUDI RS4 |
20 |
1,50% |
30 |
3,00% |
-33,33% |
12º |
JAGUAR F-TYPE |
19 |
1,42% |
30 |
3,00% |
-36,67% |
13º |
BMW SÉRIE 4 |
17 |
1,27% |
22 |
2,20% |
-22,73% |
14º |
SUBARU WRX |
14 |
1,05% |
7 |
0,70% |
100,00% |
15º |
BMW M5 |
11 |
0,82% |
24 |
2,40% |
-54,17% |
16º |
MERCEDES-AMG C43 |
10 |
0,75% |
21 |
2,10% |
-52,38% |
17º |
MERCEDES-AMG GT 63 S |
8 |
0,60% |
20 |
2,00% |
-60,00% |
18º |
CHEVROLET CORVETTE |
7 |
0,52% |
8 |
0,80% |
-12,50% |
19º |
MERCEDES-AMG C63 |
7 |
0,52% |
17 |
1,70% |
-58,82% |
20º |
MERCEDES-AMG CLS53 |
7 |
0,52% |
31 |
3,10% |
-77,42% |
21º |
MERCEDES-AMG A35 SEDAN |
6 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
22º |
MERCEDES-AMG GT C/GT R |
5 |
0,37% |
1 |
0,10% |
400,00% |
23º |
BMW SÉRIE 8 |
4 |
0,30% |
1 |
0,10% |
300,00% |
24º |
MERCEDES-AMG CLA45 |
4 |
0,30% |
7 |
0,70% |
-42,86% |
25º |
MERCEDES-AMG GT 43 |
4 |
0,30% |
0 |
0,00% |
- |
26º |
MERCEDES-BENZ SLC |
4 |
0,30% |
7 |
0,70% |
-42,86% |
27º |
FERRARI 488 PISTA COUPÉ |
3 |
0,22% |
0 |
0,00% |
- |
28º |
FERRARI 488 PISTA SPIDER |
3 |
0,22% |
3 |
0,30% |
0,00% |
29º |
MERCEDES-AMG E53 |
3 |
0,22% |
6 |
0,60% |
-50,00% |
30º |
FERRARI 812 |
2 |
0,15% |
1 |
0,10% |
100,00% |
31º |
KIA STINGER |
2 |
0,15% |
2 |
0,20% |
0,00% |
32º |
AUDI S3 / RS3 |
1 |
0,07% |
2 |
0,20% |
-50,00% |
33º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
1 |
0,07% |
1 |
0,10% |
0,00% |
34º |
BMW M140i |
1 |
0,07% |
23 |
2,30% |
-95,65% |
35º |
BMW M4 |
1 |
0,07% |
9 |
0,90% |
-88,89% |
36º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0,07% |
3 |
0,30% |
-66,67% |
37º |
FERRARI F12 TDF |
1 |
0,07% |
1 |
0,10% |
0,00% |
38º |
FERRARI F8 TRIBUTO |
1 |
0,07% |
0 |
0,00% |
- |
39º |
FERRARI PORTOFINO |
1 |
0,07% |
5 |
0,50% |
-80,00% |
40º |
LAMBORGHINI HURACAN |
1 |
0,07% |
5 |
0,50% |
-80,00% |
41º |
MERCEDES-AMG E63 |
1 |
0,07% |
6 |
0,60% |
-83,33% |
42º |
PORSCHE 918 |
1 |
0,07% |
0 |
0,00% |
- |
|
|
1334 |
100,00% |
999 |
100,00% |
33,53% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Porsche 911 Turbo celebra 50 anos com série especial e numerada