Uma das principais lendas automotivas volta ao Brasil depois de, inclusive, ter sido produzida por aqui de 1998 a 2005. A nova geração (quinta) do Land Rover Defender desembarca em nosso mercado para atuar entre o Discovery Sport e o Discovery na linha da marca britânica e atender aos clientes que buscam uma opção mais fora-de-estrada, mas agora sem perder o conforto dos demais modelos.
Sua estreia global aconteceu durante o Salão de Frankfurt de 2019, onde representantes brasileiros da Land Rover confirmaram que ele seria vendido por aqui em 2020. Pouco menos de um ano depois, o Defender chega oferecido na variante 110 (quatro portas) e nas versões S, SE e HSE, sempre com o motor 2.0 turbo de 300 cv (P300) e 40,8 kgfm de torque com câmbio automático de 8 marchas com o sistema de tração integral Terrain Response - este, com um recurso para atravessar trechos alagados como exclusividade do Defender.
O Defender evoluiu bastante do modelo que conhecíamos. Agora ele é um SUV monobloco, feito sobre a plataforma D7x, mas sem perder as credenciais fora-de-estrada que o fizeram famoso. O uso de materiais como alumínio e aços de ultra alta resistência fornecem uma estrutura bastante rígida ao Defender, que ainda conta com distância em relação ao solo de 29,1 cm e ângulos de ataque, de rampa e de saída, respectivamente, de 38º, 28º e 40º .
O Defender pode atravessar trechos alagados de até 90 centímetros. Em dimensões, o modelo 110 mede 4,76 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,98 m de altura e 3 metros de entre-eixos.
O interior mistura elementos clássicos com modernos, como o painel de instrumentos digital (12,3") e o sistema multimídia com espelhamento de smartphones (Apple CarPlay e Android Auto) com uma interface nova, além do ar-condicionado automático de três zonas. No Brasil, todas as versões terão suspensão pneumática, com ajustes pelo Terrain Response, além do sistema de câmeras inclusive no retrovisor interno.
O novo Defender entra em pré-venda com 150 unidades a partir de hoje (10/7), online ou presencialmente. Há acessórios em pacotes chamados Explorer, Adventure, Country e Urban, que podem ser pedidos junto com o Defender em qualquer versão. Os preços são de R$ 400.750 (S), R$ 426.750 (SE) R$ 461.150 (HSE). Sete lugares e ar-condicionado de 3 zonas são opcionais por R$ 17.200 (S e SE) e R$ 12.800 (HSE).
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Land Rover Defender Octa tem motor de BMW e é o mais potente já produzido
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Land Rover Defender 130 Outbound estreia no Brasil ao preço de R$ 848.726
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Land Rover Defender P400e: híbrido plug-in chega ao Brasil e faz 30 km/l