Chevrolet domina varejo com Onix, Onix Plus e Tracker líderes em suas categorias
Após dois meses, modalidade volta a superar vendas diretas; veja rankings de junho e do 1º semestre
As vendas no varejo voltaram a crescer em junho. Após dois meses seguidos atrás das vendas diretas na composição global do mercado brasileiro, mais de 60% dos 122.772 automóveis e comerciais leves foram emplacados através da modalidade, contra menos de 43% em maio.
A Chevrolet, com 21,28% de participação, manteve boa vantagem sobre a Volkswagen (13,80%). Hyundai (10,94%), Fiat (9,62%) e Toyota (7,85%) repetiram as mesmas colocações do mês anterior. Sexta em maio, a Renault (6,80%) caiu para o oitavo lugar.
Chevrolet Onix (5.464) e Hyundai HB20 (4.657) foram os automóveis preferidos, nesta ordem, pelo 9º mês consecutivo. Em disputa acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Fiat Argo (2.734) venceu o Ford Ka (2.661) e o VW Polo (2.652). Sexto, o Chevrolet Tracker (2.618) foi o SUV líder pelo 3º mês seguido. Atrás do Renault Kwid (2.457), o Chevrolet Onix Plus (2.396) se manteve como o sedã mais emplacado.
Preferido nas vendas diretas, o VW T-Cross (1.550) foi o 12º, com menos de 30% de seus registros. Assim como em maio, o novo Renault Duster (540) não repetiu o desempenho de abril e novamente ficou atrás de rivais como Hyundai Creta (1.494), Ford Ecosport (1.352), Nissan Kicks (1.219) e Jeep Renegade (1.158). Destaque para a disputa apertadíssima entre VW Tiguan (553) e Chevrolet Equinox (551) e para dois BMW no top 50: 320i (449) em 38º e X1 (231) em 48º.
Entre os comerciais leves, a Chevrolet S10 (1.253) foi a preferida pelo 2º mês consecutivo, seguida bem de perto pela Toyota Hilux (1.203), com a Fiat Toro (1.070) completando o pódio. Líder no ranking geral, a Fiat Strada (100), 17ª, teve menos de 3% de seus emplacamentos na modalidade.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN. 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 5.464 | 87,65% | 6.234 |
2º | HYUNDAI HB20 | 4.657 | 80,40% | 5.792 |
3º | FIAT ARGO | 2.734 | 91,04% | 3.003 |
4º | FORD KA | 2.661 | 78,17% | 3.404 |
5º | VW POLO | 2.652 | 89,75% | 2.955 |
6º | CHEVROLET TRACKER | 2.618 | 64,25% | 4.075 |
7º | RENAULT KWID | 2.457 | 69,27% | 3.547 |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.396 | 78,82% | 3.040 |
9º | HONDA HR-V | 2.270 | 91,61% | 2.478 |
10º | TOYOTA COROLLA | 1.891 | 86,62% | 2.183 |
11º | FIAT MOBI | 1.671 | 63,51% | 2.631 |
12º | VW T-CROSS | 1.550 | 28,37% | 5.463 |
13º | HYUNDAI CRETA | 1.494 | 45,59% | 3.277 |
14º | HYUNDAI HB20S | 1.417 | 88,73% | 1.597 |
15º | FORD ECOSPORT | 1.352 | 77,84% | 1.737 |
16º | HONDA CIVIC | 1.329 | 93,72% | 1.418 |
17º | NISSAN KICKS | 1.219 | 52,21% | 2.335 |
18º | CHEVROLET SPIN | 1.162 | 80,92% | 1.436 |
19º | JEEP RENEGADE | 1.158 | 28,30% | 4.092 |
20º | RENAULT DUSTER | 1.148 | 59,76% | 1.921 |
21º | VW GOL | 1.137 | 29,09% | 3.908 |
22º | VW VIRTUS | 1.077 | 55,72% | 1.933 |
23º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.052 | 84,70% | 1.242 |
24º | VW FOX | 936 | 97,81% | 957 |
25º | RENAULT SANDERO | 924 | 67,84% | 1.362 |
26º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 923 | 86,91% | 1.062 |
27º | HONDA FIT | 891 | 73,94% | 1.205 |
28º | VW UP | 724 | 91,76% | 789 |
29º | FIAT CRONOS | 714 | 65,15% | 1.096 |
30º | FORD KA SEDAN | 634 | 76,66% | 827 |
31º | JEEP COMPASS | 626 | 19,36% | 3.234 |
32º | HONDA WR-V | 607 | 90,73% | 669 |
33º | TOYOTA YARIS SEDAN | 557 | 69,11% | 806 |
34º | VW TIGUAN | 553 | 82,78% | 668 |
35º | CHEVROLET EQUINOX | 551 | 95,83% | 575 |
36º | NISSAN VERSA | 501 | 84,06% | 596 |
37º | VW JETTA | 453 | 41,11% | 1.102 |
38º | BMW 320i | 449 | 88,56% | 507 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 431 | 100,00% | 431 |
40º | TOYOTA ETIOS HATCH | 428 | 57,07% | 750 |
41º | FIAT SIENA | 403 | 64,90% | 621 |
42º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 368 | 93,40% | 394 |
43º | TOYOTA SW4 | 339 | 72,90% | 465 |
44º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 305 | 77,02% | 396 |
45º | CITROËN C4 CACTUS | 294 | 31,05% | 947 |
46º | HONDA CITY | 271 | 57,05% | 475 |
47º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 249 | 55,09% | 452 |
48º | BMW X1 | 231 | 82,21% | 281 |
49º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 217 | 96,88% | 224 |
50º | LAND ROVER DISCOVERY | 203 | 82,19% | 247 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN. 20 |
1º | CHEVROLET S10 | 1.253 | 86,83% | 1.443 |
2º | TOYOTA HILUX | 1.203 | 70,27% | 1.712 |
3º | FIAT TORO | 1.070 | 35,33% | 3.029 |
4º | FORD RANGER | 639 | 36,81% | 1.736 |
5º | CHEVROLET MONTANA | 606 | 59,53% | 1.018 |
6º | VW AMAROK | 520 | 61,76% | 842 |
7º | NISSAN FRONTIER | 326 | 46,05% | 708 |
8º | MITSUBISHI L200 | 288 | 47,52% | 606 |
9º | VW EXPRESS | 281 | 71,14% | 395 |
10º | FIAT FIORINO | 270 | 31,14% | 867 |
11º | HYUNDAI HR | 251 | 68,21% | 368 |
12º | VW SAVEIRO | 178 | 11,04% | 1.613 |
13º | KIA K2500 | 177 | 100,00% | 177 |
14º | RENAULT MASTER | 144 | 33,26% | 433 |
15º | IVECO DAILY 35-150 | 116 | 100,00% | 116 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 105 | 99,06% | 106 |
17º | FIAT STRADA | 100 | 2,61% | 3.830 |
18º | IVECO DAILY 30S13 | 88 | 100,00% | 88 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 82 | 100,00% | 82 |
20º | PEUGEOT EXPERT | 75 | 52,45% | 143 |
21º | IVECO DAILY 35S14 | 57 | 73,08% | 78 |
22º | RENAULT DUSTER OROCH | 49 | 37,69% | 130 |
23º | CITROËN JUMPY | 43 | 40,57% | 106 |
24º | FIAT DUCATO | 29 | 8,53% | 340 |
25º | EFFA V21 | 21 | 100,00% | 21 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 14 | 100,00% | 14 |
27º | PEUGEOT PARTNER | 12 | 42,86% | 28 |
28º | EFFA V22 | 11 | 100,00% | 11 |
29º | FOTON AUMARK 1039 | 10 | 100,00% | 10 |
30º | JAC V260 | 10 | 100,00% | 10 |
31º | CITROËN JUMPER | 9 | 40,91% | 22 |
32º | IVECO DAILY | 7 | 87,50% | 8 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 7 | 100,00% | 7 |
34º | IVECO DAILY 30-130 | 5 | 100,00% | 5 |
35º | MERCEDES-BENZ VITO | 5 | 100,00% | 5 |
36º | BYD T3 | 4 | 100,00% | 4 |
37º | EFFA V25 | 3 | 100,00% | 3 |
38º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 3 | 100,00% | 3 |
39º | CHEVROLET C10 | 1 | 100,00% | 1 |
40º | CHEVROLET EXPRESS | 1 | 100,00% | 1 |
41º | EFFA K01 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 1 | 100,00% | 1 |
44º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | PEUGEOT BOXER | 1 | 6,25% | 16 |
47º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 100,00% | 1 |
48º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
NO 1º SEMESTRE
Entre janeiro e junho, o varejo representou 56,67% dos 762.380 automóveis e comerciais leves emplacados no país – no mesmo período de 2019, o percentual havia sido de 54,94%. Com exatos seis pontos percentuais a mais do que a VW (14,33%), a Chevrolet (20,33%) foi mais uma vez a líder entre as montadoras. Terceira no ano passado, a Toyota (10,09%) foi superada pela Hyundai (10,30%). A Fiat, com 9,75%, completou o top 5.
Repetindo as mesmas posições de um ano atrás, Chevrolet Onix (42.492) e Hyundai HB20 (24.767) foram os automóveis preferidos. Estreante em 2020, o Chevrolet Onix Plus (19.027) completou o pódio como líder entre os sedãs, com o Ford Ka (17.327) se mantendo em quarto. Terceiro em 2019, o Renault Kwid (16.821) caiu duas posições.
Atrás do Fiat Argo (16.543) e do VW Polo (16.522), o Toyota Corolla (14.125) de nova geração garantiu lugar no top 10. Único no pelotão de cima mais uma vez, o Honda HR-V (11.685) teve quase 90% de seus registros na modalidade – rival mais próximo, o Hyundai Creta (9.536), 11º, não chegou a 60%.
Com 3.142 unidades, o Chevrolet Cruze Sedan ficou à frente do Fiat Grand Siena (2.738), situação que também se repetiu entre o VW Tiguan (2.698) em vantagem sobre o Toyota SW4 (2.497), algo incomum. Único do top 50 com todos os seus emplacamentos no varejo, o Caoa Chery Tiggo 2 (1.896) foi o 42º. Em 47º, o BMW 320i (1.492) foi o único representante de marcas premium na lista.
Embora com redução de sua participação na modalidade (de quase 70% para menos de 62%), a Toyota Hilux (8.831) manteve boa vantagem na liderança entre os comerciais leves. Vice-líder em 2019, a Fiat Toro (4.924) foi superada pela Chevrolet S10 (5.552). Quinta no ano passado, a Ford Ranger (3.369) desta vez bateu a VW Amarok (2.881).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 1º SEM. 2020 |
1º | CHEVROLET ONIX | 42.492 | 70,51% | 60.267 |
2º | HYUNDAI HB20 | 24.767 | 75,41% | 32.843 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 19.027 | 60,49% | 31.456 |
4º | FORD KA | 17.327 | 58,57% | 29.583 |
5º | RENAULT KWID | 16.821 | 71,13% | 23.648 |
6º | FIAT ARGO | 16.543 | 72,79% | 22.727 |
7º | VW POLO | 16.522 | 80,71% | 20.470 |
8º | TOYOTA COROLLA | 14.125 | 83,21% | 16.975 |
9º | HONDA HR-V | 11.685 | 89,53% | 13.051 |
10º | FIAT MOBI | 10.252 | 60,03% | 17.077 |
11º | HYUNDAI CRETA | 9.536 | 57,12% | 16.695 |
12º | VW GOL | 8.902 | 35,86% | 24.827 |
13º | VW T-CROSS | 8.387 | 40,72% | 20.595 |
14º | CHEVROLET TRACKER | 7.985 | 71,07% | 11.235 |
15º | TOYOTA YARIS HATCH | 7.895 | 87,64% | 9.008 |
16º | VW FOX/CROSS FOX | 7.684 | 92,34% | 8.321 |
17º | HYUNDAI HB20S | 6.992 | 72,62% | 9.628 |
18º | VW VIRTUS | 6.962 | 56,65% | 12.290 |
19º | JEEP RENEGADE | 6.943 | 33,52% | 20.710 |
20º | HONDA CIVIC | 6.877 | 93,01% | 7.394 |
21º | NISSAN KICKS | 6.746 | 41,49% | 16.261 |
22º | FORD ECOSPORT | 6.431 | 64,99% | 9.895 |
23º | RENAULT SANDERO | 6.176 | 46,80% | 13.196 |
24º | FIAT CRONOS | 4.719 | 63,25% | 7.461 |
25º | HONDA FIT | 4.689 | 74,55% | 6.290 |
26º | JEEP COMPASS | 4.108 | 23,29% | 17.637 |
27º | NISSAN VERSA | 4.010 | 62,53% | 6.413 |
28º | FORD KA SEDAN | 3.847 | 32,03% | 12.010 |
29º | TOYOTA YARIS SEDAN | 3.820 | 64,37% | 5.934 |
30º | RENAULT DUSTER | 3.781 | 55,29% | 6.839 |
31º | CHEVROLET SPIN | 3.682 | 54,54% | 6.751 |
32º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.647 | 75,74% | 4.815 |
33º | HONDA WR-V | 3.511 | 87,58% | 4.009 |
34º | VW UP | 3.351 | 83,07% | 4.034 |
35º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 3.142 | 56,29% | 5.582 |
36º | FIAT SIENA | 2.738 | 59,46% | 4.605 |
37º | VW TIGUAN | 2.698 | 76,80% | 3.513 |
38º | TOYOTA HILUX SW4 | 2.497 | 70,58% | 3.538 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 2.340 | 59,12% | 3.958 |
40º | CITROËN C4 CACTUS | 2.120 | 42,80% | 4.953 |
41º | HONDA CITY | 2.082 | 64,22% | 3.242 |
42º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 1.896 | 100,00% | 1.896 |
43º | CHEVROLET EQUINOX | 1.725 | 91,46% | 1.886 |
44º | VW JETTA | 1.679 | 53,76% | 3.123 |
45º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 1.653 | 87,65% | 1.886 |
46º | TOYOTA RAV4 | 1.542 | 96,07% | 1.605 |
47º | BMW 320 | 1.492 | 87,76% | 1.700 |
48º | NISSAN MARCH | 1.478 | 76,19% | 1.940 |
49º | RENAULT CAPTUR | 1.312 | 25,75% | 5.095 |
50º | RENAULT LOGAN | 1.277 | 20,56% | 6.210 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 1º SEM. 2020 |
1º | TOYOTA HILUX | 8.831 | 61,65% | 14.324 |
2º | CHEVROLET S10 | 5.552 | 57,98% | 9.575 |
3º | FIAT TORO | 4.924 | 24,90% | 19.773 |
4º | FORD RANGER | 3.369 | 38,64% | 8.718 |
5º | VW AMAROK | 2.881 | 46,36% | 6.215 |
6º | MITSUBISHI L200 | 1.931 | 53,31% | 3.622 |
7º | HYUNDAI HR | 1.557 | 80,05% | 1.945 |
8º | NISSAN FRONTIER | 1.417 | 39,64% | 3.575 |
9º | FIAT FIORINO | 1.404 | 26,71% | 5.256 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.257 | 57,45% | 2.188 |
11º | RENAULT MASTER | 1.225 | 44,53% | 2.751 |
12º | VW SAVEIRO | 1.088 | 8,71% | 12.488 |
13º | CHEVROLET MONTANA | 1.052 | 31,72% | 3.316 |
14º | VW EXPRESS | 1.007 | 77,76% | 1.295 |
15º | KIA K2500 | 948 | 99,79% | 950 |
16º | FIAT STRADA | 713 | 3,12% | 22.849 |
17º | IVECO DAILY 3514 | 364 | 67,66% | 538 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 346 | 98,86% | 350 |
19º | IVECO DAILY 30S13 | 328 | 87,47% | 375 |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 277 | 99,64% | 278 |
21º | PEUGEOT EXPERT | 223 | 29,07% | 767 |
22º | FIAT DUCATO | 204 | 9,90% | 2.061 |
23º | IVECO DAILY 35-150 | 177 | 100,00% | 177 |
24º | PEUGEOT PARTNER | 135 | 35,62% | 379 |
25º | CITROËN JUMPY | 115 | 15,67% | 734 |
26º | EFFA V21 | 76 | 100,00% | 76 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 69 | 100,00% | 69 |
28º | CITROËN JUMPER | 57 | 35,40% | 161 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 57 | 98,28% | 58 |
30º | FOTON AUMARK 1039 | 50 | 100,00% | 50 |
31º | JAC V260 | 46 | 100,00% | 46 |
32º | EFFA V22 | 39 | 100,00% | 39 |
33º | RAM 2500 | 27 | 3,37% | 802 |
34º | IVECO DAILY | 21 | 48,84% | 43 |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 17 | 100,00% | 17 |
36º | EFFA K01 | 16 | 100,00% | 16 |
37º | PEUGEOT BOXER | 13 | 7,39% | 176 |
38º | MERCEDES-BENZ VITO | 12 | 100,00% | 12 |
39º | IVECO DAILY 30-130 | 8 | 100,00% | 8 |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 7 | 100,00% | 7 |
41º | CITROËN BERLINGO | 5 | 45,45% | 11 |
42º | BYD T3 | 4 | 100,00% | 4 |
43º | CHEVROLET EXPRESS | 4 | 100,00% | 4 |
44º | EFFA V25 | 4 | 100,00% | 4 |
45º | IVECO DAILY 5516 | 4 | 100,00% | 4 |
46º | VW KOMBI | 4 | 100,00% | 4 |
47º | CHEVROLET | 3 | 100,00% | 3 |
48º | CHEVROLET C10 | 3 | 100,00% | 3 |
49º | FORD F75 | 3 | 100,00% | 3 |
50º | TOYOTA BANDEIRANTE | 3 | 100,00% | 3 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
Galeria: Chevrolet Onix Hatch 2020 nas lojas
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:00 Coluna do Calmon: Aos 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria
- 13:00 Polônia ou Espanha podem sediar fábrica da chinesa Geely na Europa
- 11:00 De olho no DCT da Honda, BMW lança sistema de embreagem automática
- 10:00 Denza D9: BYD estuda vender super minivan de luxo no Brasil em 2025
- 08:00 Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
- 15:09 Semana Motor1.com: novo SUV da BYD, Chery confirma picape e mais
- 14:00 Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
Sobre este artigo
Categoria |