Novo Peugeot 208 já é o terceiro carro mais vendido na Europa; veja ranking
Clio lidera e Golf é prejudicado por interrupção nas entregas
Os impactos da pandemia do novo coronavírus continuaram a serem sentidos na Europa em maio. De acordo com a ACEA, entidade que reúne fabricantes no Velho Continente, foram comercializados nos países da União Europeia, além de Noruega, Islândia, Suíça e Reino Unido, 623.812 veículos novos no mês passado - uma queda de quase 57% em relação a 2019.
O resultado só não foi pior porque a redução em grandes mercados como Alemanha, Itália e França foi inferior à esperada. Conforme o Best Selling Cars Blog, este foi o pior mês de maio desde 1990. No acumulado de 2020 (3.969.714) já são quase 3 milhões de unidades a menos. Mostrando importância cada vez maior, os modelos híbridos e elétricos representaram 15% do total do mês passado – há um ano, eram 7%.
Na disputa entre as montadoras, as quatro primeiras colocadas – Volkswagen (68.856), Renault (45.823), Peugeot (40.689) e Mercedes-Benz (38.107) – repetiram as mesmas posições ocupadas no acumulado do ano, com a última tendo a menor retração do top 10 na comparação com 2019 (-50,9%). Destaque negativo para a Opel/Vauxhall (24.945), que perdeu quase 70% de seus compradores.
Na disputa entre modelos, os franceses foram os grandes destaques. Com 16.028 unidades, o Renault Clio liderou as vendas pela 2ª vez no ano – a outra foi em fevereiro. Mostrando a boa recepção da nova geração, o Peugeot 208 (10.977) completou o pódio e é esperado para breve no Brasil, com a produção na Argentina já iniciada. Entre os dois, o VW Golf (13.125) foi prejudicado pela interrupção das entregas por falha identificada em um software.
Logo atrás do Dacia Sandero (10.651), mais um francês: o Renault Captur, com 10.047 unidades, liderou entre os SUVs/crossovers. Completando quatro modelos da atual campeã mundial de futebol masculino no top 10, o Citroën C3 (8.712) foi o 9º. Voltando a falar da Dacia, a marca romena também emplacou o Duster (9.041) entre os mais vendidos.
POS. |
MODELO |
MAI.20 |
% MERCADO |
MAI.19 |
% VARIAÇÃO |
1 |
RENAULT CLIO |
16.028 |
2,6% |
32.803 |
-51,1% |
2 |
VW GOLF |
13.125 |
2,1% |
35.972 |
-63,5% |
3 |
PEUGEOT 208 |
10.977 |
1,8% |
20.430 |
-46,3% |
4 |
DACIA SANDERO |
10.651 |
1,7% |
22.234 |
-52,1% |
5 |
RENAULT CAPTUR |
10.047 |
1,6% |
18.500 |
-45,7% |
6 |
VW T-ROC |
9.727 |
1,6% |
19.076 |
-49,0% |
7 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
9.451 |
1,5% |
20.013 |
-52,8% |
8 |
DACIA DUSTER |
9.041 |
1,4% |
20.542 |
-56,0% |
9 |
CITROËN C3 |
8.712 |
1,4% |
19.414 |
-55,1% |
10 |
VW TIGUAN |
8.689 |
1,4% |
19.165 |
-54,7% |
POS. |
MARCA |
MAI.20 |
% MERCADO |
MAI.19 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
68.856 |
11,0% |
160.227 |
-57,0% |
2 |
RENAULT |
45.823 |
7,3% |
98.360 |
-53,4% |
3 |
PEUGEOT |
40.689 |
6,5% |
88.820 |
-54,2% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
38.107 |
6,1% |
77.594 |
-50,9% |
5 |
AUDI |
33.071 |
5,3% |
71.237 |
-53,6% |
6 |
SKODA |
32.307 |
5,2% |
70.085 |
-53,9% |
7 |
FORD |
32.223 |
5,2% |
84.658 |
-61,9% |
8 |
FIAT |
32.062 |
5,1% |
73.971 |
-56,7% |
9 |
BMW |
31.901 |
5,1% |
76.433 |
-58,3% |
10 |
TOYOTA |
31.720 |
5,1% |
68.941 |
-54,0% |
11 |
CITROËN |
27.344 |
4,4% |
61.375 |
-55,4% |
12 |
DACIA |
25.296 |
4,1% |
55.027 |
-54,0% |
13 |
OPEL/VAUXHALL |
24.945 |
4,0% |
82.565 |
-69,8% |
14 |
HYUNDAI |
21.397 |
3,4% |
47.780 |
-55,2% |
15 |
KIA |
21.082 |
3,4% |
45.106 |
-53,3% |
16 |
SEAT |
17.052 |
2,7% |
49.949 |
-65,9% |
17 |
VOLVO |
14.626 |
2,3% |
30.041 |
-51,3% |
18 |
NISSAN |
11.180 |
1,8% |
33.237 |
-66,4% |
19 |
MAZDA |
7.733 |
1,2% |
19.507 |
-60,4% |
20 |
MINI |
7.730 |
1,2% |
15.698 |
-50,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
623.812 |
... |
1.444.173 |
-56,8% |
|
ACUMULADO |
3.969.714 |
... |
6.936.184 |
-42,8% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça + Reino Unido.
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Peugeot 208 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia