Se teve um carro que fez história no Brasil dos anos 1990 foi o Chevrolet Corsa. Lançado inicialmente na versão hatch de duas portas, em 1994, ele envelheceu a concorrência do dia para a noite com seu design arredondado e acabamento caprichado para um carro popular. O êxito foi tanto que o carrinho provocou uma corrida às concessionárias e chegou a ser vendido com ágio de 30%, cobrado de quem não quisesse entrar na fila de espera.
Logo a Chevrolet começou a expandir a chamada "família Corsa", com o lançamento do hatch quatro portas (que tinha lateral e traseira exclusivas), picape, sedã e, por último, uma station wagon. Dos derivados, certamente o sedã foi o que mais conquistou o público, a ponto de ser reestilizado algumas vezes e até mudar de nome para Classic, mantendo-se em produção até agosto de 2016, já com quatro anos de Onix nas lojas.
O Onix foi o sucessor do Corsa como compacto da Chevrolet no Brasil, mas os tempos agora são outros. Se os sedãs ainda têm um bom público, como vemos pelo Onix Plus, o mesmo não podemos dizer das peruas. Elas foram engolidas pelos SUVs e simplesmente sumiram do mercado - as últimas compactas foram a Fiat Palio Weekend e a VW SpaceFox. Na GM, o espaço que era ocupado pela Corsa Wagon atualmente é do Traker, SUV compacto que, apesar de recém-lançado na atual geração, já briga pela liderança do segmento.
Da família Corsa, a Wagon foi a variante de menor sucesso. Mesmo assim, o designer digital Renato Aspromonte, do Overboost, criou uma interessante versão Wagon do novo Onix. Ela aproveita o mesmo entre-eixos do Onix Plus (com 2,551 metros, mais longo que o do hatch) e tem um balanço traseiro também próximo ao do sedã, para oferecer um porta-malas amplo. No visual, o resultado ficou bastante harmônico, inclusive no detalhe da moldura cromada dos vidros subindo pela terceira janela lateral. Já a traseira tem um quê de Audi, com a linha da tampa do porta-malas delimitando o desenho das lanternas - que sobem junto com a tampa quando ela é aberta.
Novos tempos: o Tracker ocupa, atualmente, o espaço que já foi da Corsa Wagon nos anos 1990
Baseada na versão Premier do Onix Plus, a Onix Wagon teria motor 1.0 turbo de 116 cv e câmbio automático de 6 marchas, além dos equipamentos comuns à gama, como carregador de celular sem fio, assistente de estacionamento, sensor de ponto cego e ar digital, além da multimídia com internet 4G nativa. E aí, você acha que haveria mercado para esta peruinha mesmo com o sucesso do Tracker?
Projeções: Overboost
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