Há alguns meses, mostramos uma projeção de como seria a perua da Fiat Strada, substituindo a saudosa Weekend. Mas sabemos que o substituto do Palio na verdade foi o Argo (assim como o Cronos substituiu o Siena). Faltou, no entanto, a nova Weekend. Não falta mais, pelo menos virtualmente: eis o que seria a station wagon do Argo, inclusive com um batismo que está diretamente ligado ao que está em linha hoje: Athena. 

O nome foi criado pelo próprio designer virtual que elaborou a perua, Renato Aspromonte, do OverboostBR. Como Argo e Cronos vêm da mitologia grega, ele buscou um nome que também seguisse o mesmo tema, além de Argo ser uma embarcação construída com a ajuda da deusa Athena. Além disso, casou bem com uma bela perua. O design traz inspiração no Fiat Tipo europeu misturado com elementos do Cronos principalmente, porém, com sua própria identidade visual - e já adota o logo escrito na grade, item trazido pela nova Strada. 

Projeção Fiat Athena (Argo Weekend)

Segundo o designer, a Athena mantém o entre-eixos do Cronos (2.521 mm) e se diferencia principalmente pela coluna D e a bela tampa traseira, acompanhada de um spoiler no vidro. Toda a comunicação visual é preta, assim como a pintura das rodas de 17". Não poderiam ficar de fora as barras longitudinais no teto, marca registrada das peruas e que permitem a instalação de barras transversais para deixar o rack funcional. 

Se fosse um produto real, a Athena seguiria os passos do Cronos e teria o motor 1.3 Firefly com câmbio manual de 5 marchas e o 1.8 com o câmbio automático de 6 marchas. Num futuro breve, poderia usar o câmbio CVT com o 1.3 aspirado e ter como opção o 1.0 turbo da família Firefly, assim como acontecerá com Argo e Cronos em 2021. 

 
Envie seu flagra! flagra@motor1.com