Nova Fiat Strada "cabine plus" será o nome da versão de duas portas da picape

Modelo oferece 150 litros de espaço atrás dos bancos para levar pertences dentro da cabine

Fiat Strada Cabine Plus 2021 Fiat Strada Cabine Plus 2021

Se a principal novidade da Strada 2021 é a versão cabine dupla com quatro portas, o modelo de cabine simples também terá atrações próprias. Nas primeiras imagens divulgadas pela Fiat, já tínhamos percebido a presença de uma janelinha lateral depois da porta, dando a entender que se se tratava de um meio caminho entre uma cabine simples e uma estendida. Isso, de fato, é o que vai acontecer. A Fiat confirma hoje (24) que o modelo será chamado de "cabine plus". 

A ideia da nova Strada é oferecer mais espaço na cabine, seja na "plus" ou na dupla. Por isso, enquanto a dupla passou a ter quatro portas e capacidade para 5 ocupantes, a "plus" vai assumir o lugar da cabine simples com uma capacidade de 150 litros para pertences atrás do bancos. Não chega a ser o mesmo "porta-malas" oferecido pela antiga versão de cabine estendida (300 litros), mas é o dobro da cabine simples atual (75 litros). Uma das mudanças, inclusive, foi a retirada do suporte do estepe da cabine, com o pneu reserva passando a ficar embaixo da caçamba. Para evitar furtos, a Fiat diz ter desenvolvido um novo sistema que promete dificultar a vida da bandidagem.   

Se a cabine ficou maior, a caçamba da nova Strada de duas portas também cresceu em volume e capacidade de carga: foi dos 1.220 litros e 705 kg da atual para 1.354 litros e 720 kg na nova, respectivamente. A caçamba agora mede 1,71 metros de comprimento, 3 cm mais do que a geração anterior. Já a tampa manteve a abertura convencional para baixo, mas ganhou amortecimento para reduzir em 60% o esforço ao abrir ou fechar.

A Strada Cabine Plus será oferecida em duas versões de acabamento. A primeira, Endurance, será mais destinada ao trabalho, mantendo o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm de torque e a direção hidráulica. Já o modelo Freedom, voltado ao lazer, emprega o novo 1.3 Firefly do Argo, com 109 cv e 14,2 kgfm, além da direção elétrica. O câmbio será sempre manual de 5 marchas e as duas trarão de série o controle de estabilidade com auxílio de partida em rampas.  

Já na posição de acesso à gama, a Fiat vai manter por enquanto a versão Hard Working da Strada atual, que poderá ter seu preço reposicionado para se integrar melhor à linha - a expectativa é que os valores da nova geração variem de R$ 65.000 a R$ 88.000, conforme apuramos na semana passada junto a concessionários. O lançamento oficial da Strada 2021 acontecerá na próxima sexta-feira, dia 26, quando enfim saberemos os preços oficiais da picape.  

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com