Apesar de recentemente ter deixado de vender o Captur, a Renault da Índia ainda continua com planos bastante ambiciosos para o segmento de SUVs. A ideia é explorar nichos mais baratos e atender uma faixa mais ampla de consumidores, apostando principalmente na relação custo-benefício e no design descolado.
É dessa estratégia que em breve nascerá o inédito Kiger, SUV de porte sub-compacto derivado da plataforma CMF-A do Kwid e que acaba de ser novamente flagrado. Começará a ser vendido em meados de outubro no mercado indiano, para ficar posicionado abaixo do Duster.
Entre outros diferenciais, o Kiger terá menos de 4 metros de comprimento (característica que rende vantagens tributárias na Índia) e design mais robusto e encorpado na comparação com o hatch. Além disso, contará com rodas maiores, maçanetas do tipo puxador e dois limpadores de para-brisa (contra apenas um do Kwid).
Visualmente, a dianteira terá conjunto óptico dividido em dois níveis e logotipo destacado no centro da grade. Contará ainda com rack de teto e as tradicionais molduras plásticas nas caixas de roda. Por dentro, o painel será muito parecido com o da minivan Triber, tendo apenas diferenças sutis na questão de cores e texturas.
Sob o capô, o conjunto mecânico também será emprestado dos irmãos: motor 1.0 de três cilindros a gasolina em versões aspirada e turbo com até 95 cv. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou automatizado AMT.
Na Índia, os principais concorrentes serão Hyundai Venue e Maruti Suzuki Vitara Brezza, além dos futuros Nissan Magnite (que será feito sobre a mesma plataforma) e Kia Sonet. No Brasil o lançamento ainda não foi confirmado, mas seria como posicioná-lo no lugar hoje ocupado pelo Sandero Stepway.
Fonte: Autocar Índia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca