Ao que parece, a Audi vai continuar acelerando forte no Brasil, literalmente. De uma só vez, um lote dos novos esportivos RS Q8, RS Q3, RS 7 e RS 6 foi flagrado desembarcando no Brasil. As imagens recebidas por Motor1.com mostram os carros com placas da matriz na Alemanha, o que sugere que ao menos o anúncio dos respectivos lançamentos deve acontecer em breve.
Atualmente, a Audi oferece no Brasil os RS 4 Avant, RS 5 Coupé e TT RS em sua gama de alto desempenho. Com a provável chegada destas novidades, a linha RS ficará quase completa, faltando apenas o RS 3 (que deve chegar somente em nova geração) e o RS Q5.
Embora estejam todos cobertos, o visual e todos os dados técnicos dos esportivos são conhecidos do exterior. A começar pelo RS Q8, que além do design incrementado com grandes entradas de ar e um belo par de ponteiras ovais na traseira, traz rodas de 22" (ou 23" opcionais). É 10 mm mais largo na dianteira e 5 m na traseira quando comparado ao Q8, e ainda tem um spoiler instalado no teto. Mas a cereja do bolo está debaixo do capô: o motor V8 biturbo 4.0 a gasolina com o sistema híbrido leve que gera 600 cv e 81,6 kgfm de torque. Com este conjunto, o SUV chega aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, ou a 200 km/h em somente 13,7 segundos.
Já o novo RS Q3 Sportback aposta no motor 2.5 turbo de 5 cilindros que agora rende 400 cv e 48,9 kgfm de torque - é o mesmo que está no atual TT RS vendido no Brasil. É o suficiente para empurrar o SUV-cupê de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Além dos SUVs, a Audi também deve anunciar em breve a chegada da segunda geração do RS 7 Sportback. Com a mesma receita de visual mais agressivo, destaca-se pelo motor 4.0 V8 TFSI biturbo de 600 cv e torque máximo de 81,6 kgfm, entregue entre 2.100 e 4.500 rpm.
A transmissão automática Tiptronic com conversor de torque tem 8 marchas e Launch Control que despeja a força para as quatro rodas pelo sistema Quattro de tração integral. Contando com várias inovações tecnológicas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e tem uma velocidade máxima limitada em 250 km/h.
Por fim, a super station wagon Audi RS 6 Avant também foi clicada. Com o mesmo conjunto mecânico do RS 7 (motor 4.0 V8 TFSI biturbo de 600 cv e 81,6 kgfm), também precisa de 3,6 segundos para chegar aos 100 km/h e tem velocidade máxima que pode chegar a 305 km/h com os pacotes mais esportivos.
Como os esportivos chegaram todos juntos, é provável que a Audi esteja planejando uma apresentação dos novos modelos RS e também o anúncio de vendas no mercado brasileiro. Procurada, a Audi do Brasil não se manifestou a respeito dos flagras.
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China