Desde 2004 que o Ford Mustang não tinha uma versão Mach 1. Ela ficou apenas dois anos no mercado, entre 2003 e 2004, remetendo ao modelo clássico no final dos anos 1960. Só agora que a fabricante achou que poderia voltar a usar este batismo, lançando uma edição limitada com uma modificação para o motor 5.0 V8 sob o capô listrado.
Obviamente, a Ford se aproveita da nostalgia para atrair os fãs do esportivo para o Mustang Mach 1. Todo o grafismo e listras remetem ao modelo original de 1969, assim como as entradas de ar redondas na grade. Antigamente, elas eram faróis, mas no caso do Mach 1 2021, a marca optou por usar apenas o formato para a tomada de ar.
Isso significa que, desta vez, o Mach 1 não terá uma entrada de ar no capô como no modelo clássico. A própria Ford fez questão de lembrar que nem todas as versões do Mach 1 de 1969 tinham um capô com entrada de ar e que, no caso do modelo atual, o motor Coyote já recebe ar o suficiente. A marca ainda revelou outros detalhes sobre o carro, além das fotos, mas promete divulgar todas as informações em breve.
Na parte de desempenho, a Ford diz que o motor 5.0 V8 entrega 486 cv, a mesma quantidade de potência que o Mustang Bullitt, com a diferença que o Mach 1 também será oferecido com uma transmissão automática de 10 marchas. A opção manual, assim como no Bullitt, será a caixa de seis marchas da Tremec com as especificações do Shelby GT350. Falando no Shelby, ele recebe mais algumas peças das versões preparadas, como os subframes e as saídas de escape de 4,5 polegadas. A suspensão também foi retrabalhada, mas a Ford não disse de que forma.
A fabricante vê o Mach 1 como uma ponte entre a versão GT e os modelos da Shelby, com um motor mais potente e mais agilidade nas curvas. Tanto é que Dave Periack, diretor da Ford Icons, diz que o Mach 2021 será "o Mustang 5.0 mais capaz nas pistas de todos os tempos". Este título atualmente é do Boss 302 Laguna Seca, versão especial da geração passada do carro.
Segundo a Ford, o projeto começou com uma ideia de oferecer o motor do Mustang Bullitt com uma transmissão automática, mas o Mach 1 é bem mais do que isso. "Nós não queriamos que fosse estritamente um veículo histórico", disse Gordon Platto, diretor de design da Ford para os Estados Unidos.
Por isso, o Mach 1 recebe uma frente própria, como podemos ver no para-choque e na grade frontal. Virá com um conjunto de rodas Mach 1 Magnum 500 de cinco raios, desenho clássico do modelo, mas há também uma edição de desempenho com rodas opcionais. A asa GT500 com flaps Gurney também são opcionais, assim como outros itens como freios Brembo com pinças laranjas ou emblemas e faixas em outras cores.
Passando para o lado de dentro, encontramos uma nova tela inicial para o painel de instrumentos, uma alavanca de câmbio específica para o Mach 1, novas placas nas soleiras e uma placa de identificação com o número de chassi. Poderá ser equipado com bancos Recaro, mas as demais opções para o interior ainda são desconhecidas. Os preços e quantidade de carros produzidos ainda são um mistério, embora a Ford diga que o Mach 1 será "relativamente limitado". Todos os detalhes serão revelados perto do início das vendas, previsto para a primavera no hemisfério norte (nosso outono) de 2021.
Fonte: Ford
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