Flagra: Futuro nacional, Toyota Corolla Cross mostra traseira de RAV4
Lançamento acontecerá até setembro na Ásia; produção em Sorocaba (SP) começa em 2021
Parece que não vai demorar para conhecermos o Toyota Corolla Cross por completo. O futuro SUV médio foi avistado novamente, desta vez em Taiwan, já com a carroceria final e com apenas um pano cobrindo parte do veículo, como mostram as fotos do site 7Car.tw. Além de revelar que ele será praticamente um mini-RAV4 no design, o site adianta que a produção na Ásia começará em setembro, com as vendas em Taiwan já marcadas para outubro. No Brasil, a estreia acontecerá apenas em 2021, com produção em Sorocaba (SP).
Como adiantado em primeira mão por Motor1.com, o Toyota Corolla Cross será a nova aposta da marca no país, desta vez com um SUV de maior volume. Ao invés de ir para o segmento compacto, a fabricante decidiu colocar as fichas em um modelo mais rentável e que pudesse aproveitar a tecnologia do novo Corolla. Tanto é que este SUV terá o mesmo entre-eixos de 2,70 m e a plataforma modular TNGA-C.
O flagra de hoje mostra o Corolla Cross em um estacionamento e apenas com um pano azul cobrindo a traseira. Podemos notar que terá lanternas horizontais com uma linha em LED bem grossa em forma de “L”, lembrando muito o RAV4. A inclinação do vidro traseiro e o para-choque também remetem ao irmão maior. Também podemos notar que ele terá uma boa altura em relação ao solo.
Há alguns dias descobrimos mais sobre o SUV médio, por meio de informações vazadas na Ásia. Ele medirá 4,460 metros de comprimento, 1,825 m de largura, 1,615 m de altura e 2,700 m de entre-eixos. É o suficiente para superar o Jeep Compass, seu principal oponente, que mede 4,416 m de comprimento e 2,636 m de entre-eixos.
Galeria: Toyota Corolla Cross (flagra)
Na Ásia, ele terá o motor 1.8 de 142 cv equipando a versão mais básica do carro, enquanto as outras três configurações utilizarão o 1.8 híbrido de 122 cv, o mesmo conjunto usado no Corolla. A transmissão será sempre a CVT. Para o Brasil, podemos esperar a troca do motor 1.8 não-eletrificado pelo 2.0 de 177 cv utilizado pelo sedã médio, além da versão híbrida, claro.
Entre os equipamentos estarão a nova central multimídia com tela de 9” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve de 17” (18” nas versões mais caras), ar-condicionado automático, faróis em LED com projetor, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, abertura do porta-malas por comando elétrico e gestos, controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360° e mais.
A fabricante investiu R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP), que atualmente monta a linha Etios e Yaris, para fabricar carros com a plataforma TNGA. O Toyota Corolla Cross sairá de lá e foi prometido para 2021, ainda sem uma data de estreia exata. Apesar de ser chamado de Corolla Cross, por conta do registro deste nome, o SUV médio pode adotar outro batismo, embora ele esteja alinhado com o que foi feito com o Yaris Cross na Europa.
Ouça nosso podcast:
Foto: 7Car.tw
Fonte: 7car.tw
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios