A Toyota terá um novo modelo nacional e, ao contrário do que se acreditava, não será um modelo compacto e sim um carro de porte médio. Como antecipado em primeira mão por Motor1.com, este modelo é conhecido como Corolla Cross e já foi visto em testes na Tailândia. Agora mais informações foram reveladas pelo site CarNewsUpdate, revelando que a estreia acontecerá nos próximos dois meses no país asiático, com quatro versões, versão híbrida e mais.

O Toyota Corolla Cross terá 4,460 metros de comprimento, 1,825 m de largura e 1,615 m de altura, mantendo o entre-eixos de 2,700 m. Como comparação, o Jeep Compass tem 4,416 m de comprimento, 1,819 m de largura, 1,635 m de altura e 2,636 m de entre-eixos. Logo, o modelo da Toyota será levemente maior tanto em comprimento total quanto no entre-eixos, o que deve ser traduzido em mais espaço na cabine.

Galeria: Toyota Corolla Cross (flagra)

Por usar a plataforma TNGA-C do Corolla, o Corolla Cross poderá contar com motorizações eletrificadas. O site adianta que ele será vendido na Tailândia com o 1.8 híbrido, entregando 122 cv de potência combinada, conjunto que já é usado pelo sedã, inclusive no Brasil. Também terá uma opção mais barata, na forma do 1.8 de 142 cv. Em ambos os casos, a transmissão é a automática do tipo CVT. Este motor 1.8 é usado pelo Corolla no país na versão GR Sport, por isso não é estranho que ele faça parte da linha. Por aqui, este 1.8 será substituído pelo 2.0 de 177 cv.

Outro detalhe é que ele será vendido em quatro versões na Tailândia. Começa na 1.8 Sport, a única com o motor não-eletrificado de 142 cv. Ele trará equipamentos como central multimídia com tela de 9”, câmera de ré, rodas de 17”, ar-condicionado automático e acabamento em couro. Logo acima estará o Hybrid Smart, que adota o 1.8 eletrificado de 122 cv e adiciona faróis em LED com projetor.

Pagando mais um pouco o cliente leva o Hybrid Premium, adicionando banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de ponto cego, rodas de liga leve de 18”, alerta de tráfego cruzado e porta-malas com abertura elétrica e por gestos. No topo da linha estará o Hybrid Premium Safety que, como diz o nome, adiciona o pacote Safety Sense da Toyota, com controle de cruzeiro adaptativo, faróis alto automáticos, assistente de permanência em faixa e sistema pré-colisão, além do teto solar e câmera 360°.

Toyota Corolla Cross - Registro do nome

O Toyota Corolla Cross será produzido em Sorocaba (SP), onde a marca japonesa investiu R$ 1 bilhão para preparar a fábrica para montar carros com a plataforma TNGA, o mesmo aporte feito em Indaiatuba para o novo Corolla. O modelo foi prometido para 2021, ainda sem uma data de estreia definida. A marca até registrou o batismo por aqui, mesmo que não esteja confirmado que terá mesmo este nome.

Ouça nosso podcast:

 

Fotos: Thai Car Inside

Envie seu flagra! flagra@motor1.com