Competição terá 8 pilotos brasileiros, entre eles Bruno Senna, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello

Entre os vários eventos adiados por causa da pandemia de coronavírus está as 24 Horas de Le Mans, uma das provas automobilísticas mais importantes do mundo. Assim como foi com Motor Valley Fest Digital, a competição terá uma versão pela internet para compensar, na forma das 24 Horas de Le Mans Virtual, que acontecerá neste fim de semana. A largada será às 10:00 (horário de Brasília), no dia 13 de junho (sábado), e você poderá acompanhar toda a ação no vídeo acima.

Como assistir a corrida

Logo acima está o streaming ao vivo da corrida, que começa às 9:30 da manhã, horário de Brasília, com o pré-show. A prova só começará às 10h e o streaming seguirá as 24 horas direto. Também colocamos o vídeo em nossa página no Facebook.

A competição será feita no jogo rFactor 2, feito pelo Studio 397, e que também foi usado pela Formula E no campeonato virtual Race at Home Challenge. Veremos 50 carros competindo na pista, sendo que 30 são da categoria GTE e os 20 restantes da categoria LMP. Os carros da GTE serão: Aston Martin Vantage, Porsche 911 RSR, Corvette C7.R e Ferrari 488. Já os times da LMP usarão o mesmo chassi, na forma do ORECA LMP2.

Entre as equipes participantes estão Toyota Gazoo Racing, Rebellion Racing, Aston Martin, Ferrari e Porsche, além das Pense e Corvette que disputam os campeonatos de endurance nos Estados Unidos. As regras determinam que cada equipe deve ter dois pilotos profissionais, então a prova atraiu grandes nomes. Veja alguns deles:

André Negrão - WEC
Bruno Senna
- WEC
Charles Leclerc
 - Formula 1
Felipe Massa - Formula 1/Formula E
Fernando Alonso - Formula 1/WEC
Jenson Button - Formula 1
Juan Pablo Montoya -
Formula 1/IndyCar
Jean-Eric Vergne -
Formula E
Lando Norris - Formula 1
Max Verstappen - Formula 1
Nelson Piquet Jr. - Formula E
Pietro Fittipaldi - Fórmula 1
Rubens Barrichello - Formula 1
Simon Pagenaud - IndyCar
Tony Kanaan - IndyCar

Galeria: 24 Horas de Le Mans Virtual - Guia dos carros e safety car

Cinco pilotos atuais da Fórmula 1 estarão no grid, junto com dois campeões e pilotos de outras categorias como Fórmula 2, WEC, IndyCar, Formula E e das categorias de esports.

Fernando Alonso fará dupla com Rubens Barrichello no Team Redline, que terá Max Verstappen e Lando Morris no segundo carro; Jean-Eric Vergne e Pierre Gasly estarão competindo pela Veloce Esports; Charles Leclerc e Antonio Giovinnazi guiarão a Ferrari na categoria GT; os pilotos da Formula E Neel Jani e Andre Lotterer representarão a Porsche.

Simon Pagenaud e Juan Pablo Montoya se uniram para correr pela Penske, enquanto Sebastien Buemi e Brendon Hartley correrão com o carro da Toyota. A equipe Richard Mille Racing formou uma equipe apenas de mulheres, com Katherine Legge, Tatiana Calderon, Sophia Floersch e Emily Jones.

Cada piloto deve guiar por, no mínimo, quatro horas do evento, mas também não pode ficar por mais de sete horas. O jogo terá transição de dia e noite em tempo real e os carros poderão ser danificados. A corrida será configurada para ter desgaste de pneus e consumo de combustível, obrigando os pilotos a fazerem pitstops.