O Ford Bronco será revelado em julho e parece que todos os dias aparece alguma notícia sobre ele, seja uma informação vazada, uma projeção ou algum dado oficial. Desta vez, a Ford fez questão de provocar a Jeep, com Jim Farley, COO da fabricante norte-americana, dizendo que o utilitário será "muito superior" ao Wrangler, seu principal oponente e que é a referência do segmento.
A declaração forte feita por Farley aconteceu durante uma apresentação da Ford, como revelado pelo jornalista Michael Wayland em sua conta no Twitter. O executivo falava sobre várias coisas no futuro da Ford, como o plano de lançar as versões elétricas da van Transit e da picape F-150 "nos próximos 24 meses".
Claro, não é uma surpresa que a Ford esteja defendendo tanto o Bronco por ser um produto da casa, mas é raro ver um golpe desses entre fabricantes, ainda mais quando vem de um executivo em uma posição bem elevada dentro da marca. Não é nenhum segredo que o Bronco esteja mirando diretamente no Wrangler, já que ele também terá teto e portas removíveis, algo que é quase uma marca registrada do modelo da Jeep.
Só ter peças móveis não adianta nada se o Bronco não puder enfrentar o Wrangler na terra. A Ford parece ter se esforçado, pois apareceram patentes de um sistema de suspensão ativa bem complexo, que pode aumentar e diminuir a altura em relação ao solo, desconectar a barra estabilizadora e, em alguns ajustes, permite que o carro balance em um modo "dança". Parece bobo, mas essa ação tem seus benefícios na hora de tirar o carro da lama.
Quanto as seus outros atributos off-road, sabemos que o Bronco tem suspensão independente na dianteira, contra o eixo rígido do Wrangler. Isso pode ser melhor ou pior, dependendo para quem você perguntar, mas também ouvimos que contará com diferencial blocante nos dois eixos. Isso é importante na hora de fazer trilhas, e se a suspensão ativa realmente for usada pelo Bronco, não temos motivos para não acreditar que o Bronco será tão capaz quanto o Wrangler.
Outro ponto em que eles podem ficar equivalentes é o preço. Para desbancar o rival, a Ford teria que colocar o Bronco por menos de US$ 30 mil (cerca de R$ 148 mil) na versão de duas portas, e US$ 32 mil (R$ 158 mil) com quatro portas, o que seria menos do que o Wrangler. Há espaço para aumentar esse valor até os US$ 50 mil (R$ 247 mil) cobrados pelo Wrangler Rubicon Recon, versão topo de linha do utilitário.
Até o momento, o Ford Bronco está confirmado apenas para os Estados Unidos e alguns mercados mais específicos, como África do Sul, Austrália, Índia e Tailândia. Caso ele vire uma opção para o Brasil, a marca provavelmente apostaria na estratégia do Wrangler, oferecendo poucas versões do modelo, já que o modelo da Jeep tem preços a partir de R$ 370 mil.
Fotos: Automedia
Fonte: Michael Wayland on Twitter via Jalopnik
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