No 2º mês completo sob os impactos da pandemia de COVID-19, o mercado de veículos novos no Brasil continuou a sentir as enormes dificuldades impostas pelo cenário atual. De acordo com a Fenabrave, foram registrados 56.639 emplacamentos em maio, apenas 5,3 mil a mais do que no mês anterior.
Na comparação com 2019, a queda chegou a quase 76%. O acumulado dos cinco primeiros meses de 2020, de 640.525 automóveis e comerciais leves, já é 38% inferior ao do ano passado. Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o resultado de maio reflete uma pequena melhora.
“A abertura parcial de alguns Detrans, que começaram a operar com agendamentos, as vendas não presenciais dos concessionários, além da liberação de alguns municípios para abertura plena das concessionárias (vendas e pós-vendas), resultaram nesta melhora, ainda que pequena, mas já como a primeira sinalização positiva, para voltarmos à normalidade”, afirmou o executivo.
Sem surpresas, a Chevrolet foi a única a se aproximar dos 10 mil emplacamentos (9.968), completando 55 meses seguidos no topo. Com apenas duas unidades a mais do que a VW (8.771), a Fiat (8.773) repetiu a vice-liderança de abril, com a Toyota (4.645) e a Hyundai (4.523) completando o top 5 e com a Renault (4.513) muito próxima. A Ford (4.420) foi apenas a sétima colocada.
O principal destaque do mês ficou para a BMW (535), a nº 1 entre as marcas premium e dona da menor retração dos últimos 12 meses (-51,3%), superando Peugeot e Caoa Chery, e por muito pouco não ultrapassando a Citroën (538) na disputa pelo 12º lugar no ranking geral. Além da alemã, apenas a Mitsubishi (870) e a Land Rover (172) ficaram abaixo dos 60% de retração no período.
TOP 50
Kwid no pódio, Tracker novamente líder entre SUVs, Corolla se mantendo no top 10, Duster à frente do T-Cross, Ka Sedan em baixa, Strada de volta ao topo entre comerciais, Ranger à frente da S10, Oroch sem fôlego... Confira mais abaixo a lista oficial dos 50 modelos mais emplacados em maio.
POS. | MARCA | TOTAL 2020 | MAI 20 (A) | PART. | ABR 20 (B) | % (A / B) | MAI 19 (C) | % (A / C) |
1º | CHEVROLET | 114.699 | 9.968 | 17,60% | 10.008 | -0,40% | 41.142 | -75,77% |
2º | FIAT | 92.424 | 8.773 | 15,49% | 7.517 | 16,71% | 31.480 | -72,13% |
3º | VW | 102.338 | 8.771 | 15,49% | 7.270 | 20,65% | 38.591 | -77,27% |
4º | TOYOTA | 51.140 | 4.645 | 8,20% | 4.792 | -3,07% | 18.987 | -75,54% |
5º | HYUNDAI | 51.846 | 4.523 | 7,99% | 4.415 | 2,45% | 19.241 | -76,49% |
6º | RENAULT | 50.156 | 4.513 | 7,97% | 4.237 | 6,51% | 20.962 | -78,47% |
7º | FORD | 52.761 | 4.420 | 7,80% | 4.439 | -0,43% | 18.868 | -76,57% |
8º | JEEP | 31.166 | 2.577 | 4,55% | 2.262 | 13,93% | 10.864 | -76,28% |
9º | HONDA | 28.010 | 2.433 | 4,30% | 1.500 | 62,20% | 11.966 | -79,67% |
10º | NISSAN | 24.877 | 1.612 | 2,85% | 1.730 | -6,82% | 7.478 | -78,44% |
11º | MITSUBISHI | 5.296 | 870 | 1,54% | 604 | 44,04% | 1.812 | -51,99% |
12º | CITROËN | 5.705 | 538 | 0,95% | 379 | 41,95% | 2.526 | -78,70% |
13º | BMW | 3.329 | 535 | 0,94% | 293 | 82,59% | 1.099 | -51,32% |
14º | CAOA CHERY | 6.352 | 396 | 0,70% | 422 | -6,16% | 1.750 | -77,37% |
15º | PEUGEOT | 3.997 | 321 | 0,57% | 230 | 39,57% | 1.887 | -82,99% |
16º | MERCEDES-BENZ | 2.952 | 294 | 0,52% | 227 | 29,52% | 1.050 | -72,00% |
17º | AUDI | 1.992 | 256 | 0,45% | 126 | 103,17% | 759 | -66,27% |
18º | VOLVO | 2.091 | 221 | 0,39% | 208 | 6,25% | 703 | -68,56% |
19º | LAND ROVER | 1.821 | 172 | 0,30% | 140 | 22,86% | 390 | -55,90% |
20º | KIA | 1.975 | 166 | 0,29% | 133 | 24,81% | 888 | -81,31% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 640.525 | 56.639 | 100,00% | 51.355 | 10,29% | 234.147 | -75,81% |
POS. | MODELO | MAI. 20 | % TOTAL | ABR 20 | % TOTAL | % VAR. MAI/ABR | POS. ABR. |
1º | CHEVROLET ONIX | 3.296 | 7,47% | 3.619 | 9,16% | -8,93% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 2.218 | 5,03% | 2.837 | 7,18% | -21,82% | 2º |
3º | RENAULT KWID | 1.818 | 4,12% | 1.622 | 4,11% | 12,08% | 6º |
4º | FIAT ARGO | 1.768 | 4,01% | 1.176 | 2,98% | 50,34% | 9º |
5º | FORD KA | 1.719 | 3,89% | 1.842 | 4,66% | -6,68% | 4º |
6º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.681 | 3,81% | 2.223 | 5,63% | -24,38% | 3º |
7º | VW GOL | 1.616 | 3,66% | 1.648 | 4,17% | -1,94% | 5º |
8º | VW POLO | 1.570 | 3,56% | 1.065 | 2,70% | 47,42% | 12º |
9º | CHEVROLET TRACKER | 1.564 | 3,54% | 1.395 | 3,53% | 12,11% | 7º |
10º | TOYOTA COROLLA | 1.374 | 3,11% | 1.335 | 3,38% | 2,92% | 8º |
11º | JEEP RENEGADE | 1.293 | 2,93% | 1.155 | 2,92% | 11,95% | 10º |
12º | JEEP COMPASS | 1.255 | 2,84% | 1.095 | 2,77% | 14,61% | 11º |
13º | HYUNDAI CRETA | 1.123 | 2,54% | 615 | 1,56% | 82,60% | 21º |
14º | RENAULT DUSTER | 1.015 | 2,30% | 1.015 | 2,57% | 0,00% | 13º |
15º | VW T-CROSS | 1.007 | 2,28% | 998 | 2,53% | 0,90% | 14º |
16º | FIAT MOBI | 992 | 2,25% | 933 | 2,36% | 6,32% | 15º |
17º | VW VIRTUS | 962 | 2,18% | 653 | 1,65% | 47,32% | 20º |
18º | HONDA HR-V | 952 | 2,16% | 551 | 1,40% | 72,78% | 24º |
19º | FORD ECOSPORT | 851 | 1,93% | 580 | 1,47% | 46,72% | 22º |
20º | HYUNDAI HB20S | 824 | 1,87% | 702 | 1,78% | 17,38% | 19º |
21º | RENAULT SANDERO | 788 | 1,79% | 554 | 1,40% | 42,24% | 23º |
22º | NISSAN KICKS | 780 | 1,77% | 785 | 1,99% | -0,64% | 18º |
23º | HONDA CIVIC | 664 | 1,50% | 457 | 1,16% | 45,30% | 25º |
24º | FIAT UNO | 630 | 1,43% | 308 | 0,78% | 104,55% | 36º |
25º | VW VOYAGE | 601 | 1,36% | 429 | 1,09% | 40,09% | 27º |
26º | FIAT CRONOS | 597 | 1,35% | 862 | 2,18% | -30,74% | 17º |
27º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 591 | 1,34% | 403 | 1,02% | 46,65% | 29º |
28º | TOYOTA YARIS HATCH | 526 | 1,19% | 445 | 1,13% | 18,20% | 26º |
29º | CHEVROLET SPIN | 511 | 1,16% | 416 | 1,05% | 22,84% | 28º |
30º | VW FOX | 507 | 1,15% | 313 | 0,79% | 61,98% | 34º |
31º | VW JETTA | 484 | 1,10% | 135 | 0,34% | 258,52% | 46º |
32º | FORD KA SEDAN | 432 | 0,98% | 924 | 2,34% | -53,25% | 16º |
33º | TOYOTA ETIOS HATCH | 379 | 0,86% | 309 | 0,78% | 22,65% | 35º |
34º | CITROËN C4 CACTUS | 365 | 0,83% | 200 | 0,51% | 82,50% | 43º |
35º | HONDA FIT | 362 | 0,82% | 202 | 0,51% | 79,21% | 41º |
36º | NISSAN VERSA | 361 | 0,82% | 313 | 0,79% | 15,34% | 33º |
37º | TOYOTA YARIS SEDAN | 351 | 0,80% | 343 | 0,87% | 2,33% | 32º |
38º | VW UP | 331 | 0,75% | 208 | 0,53% | 59,13% | 39º |
39º | RENAULT CAPTUR | 322 | 0,73% | 384 | 0,97% | -16,15% | 30º |
40º | TOYOTA SW4 | 303 | 0,69% | 371 | 0,94% | -18,33% | 31º |
41º | RENAULT LOGAN | 279 | 0,63% | 256 | 0,65% | 8,98% | 37º |
42º | CHEVROLET EQUINOX | 276 | 0,63% | 124 | 0,31% | 122,58% | 49º |
43º | FIAT SIENA | 274 | 0,62% | 205 | 0,52% | 33,66% | 40º |
44º | HONDA WR-V | 266 | 0,60% | 134 | 0,34% | 98,51% | 47º |
45º | BMW 320i | 217 | 0,49% | 102 | 0,26% | 112,75% | - |
46º | VW TIGUAN | 199 | 0,45% | 147 | 0,37% | 35,37% | 44º |
47º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 175 | 0,40% | 202 | 0,51% | -13,37% | 42º |
48º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 166 | 0,38% | 73 | 0,18% | 127,40% | - |
49º | HONDA CITY | 158 | 0,36% | 139 | 0,35% | 13,67% | 45º |
50º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 156 | 0,35% | 235 | 0,60% | -33,62% | 38º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 44.139 | 100,00% | 39.493 | 100,00% | 11,76% |
|
POS. | MODELO | MAI. 20 | % TOTAL | ABR 20 | % TOTAL | % VAR. MAI/ABR | POS. ABR. |
1º | FIAT STRADA | 1.983 | 15,86% | 1.630 | 13,74% | 21,66% | 3º |
2º | FIAT TORO | 1.662 | 13,30% | 1.713 | 14,44% | -2,98% | 2º |
3º | TOYOTA HILUX | 1.444 | 11,55% | 1.762 | 14,85% | -18,05% | 1º |
4º | FORD RANGER | 1.400 | 11,20% | 1.070 | 9,02% | 30,84% | 6º |
5º | CHEVROLET S10 | 1.267 | 10,14% | 1.100 | 9,27% | 15,18% | 4º |
6º | VW AMAROK | 725 | 5,80% | 515 | 4,34% | 40,78% | 8º |
7º | VW SAVEIRO | 676 | 5,41% | 1.090 | 9,19% | -37,98% | 5º |
8º | MITSUBISHI L200 | 603 | 4,82% | 432 | 3,64% | 39,58% | 10º |
9º | FIAT FIORINO | 555 | 4,44% | 232 | 1,96% | 139,22% | 13º |
10º | CHEVROLET MONTANA | 464 | 3,71% | 522 | 4,40% | -11,11% | 7º |
11º | NISSAN FRONTIER | 349 | 2,79% | 501 | 4,22% | -30,34% | 9º |
12º | RENAULT MASTER | 240 | 1,92% | 351 | 2,96% | -31,62% | 11º |
13º | FIAT DUCATO | 237 | 1,90% | 299 | 2,52% | -20,74% | 12º |
14º | HYUNDAI HR | 216 | 1,73% | 159 | 1,34% | 35,85% | 14º |
15º | RAM 2500 | 124 | 0,99% | 64 | 0,54% | 93,75% | 15º |
16º | VW EXPRESS | 77 | 0,62% | 59 | 0,50% | 30,51% | 17º |
17º | KIA K2500 | 65 | 0,52% | 61 | 0,51% | 6,56% | 16º |
18º | CITROËN JUMPY | 58 | 0,46% | 37 | 0,31% | 56,76% | 20º |
19º | CITROËN JUMPER | 51 | 0,41% | 14 | 0,12% | 264,29% | 24º |
20º | PEUGEOT EXPERT | 50 | 0,40% | 48 | 0,40% | 4,17% | 19º |
21º | RENAULT DUSTER OROCH | 47 | 0,38% | 55 | 0,46% | -14,55% | 18º |
22º | PEUGEOT PARTNER | 37 | 0,30% | 14 | 0,12% | 164,29% | 25º |
23º | IVECO DAILY 30S13 | 27 | 0,22% | 18 | 0,15% | 50,00% | 22º |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 25 | 0,20% | 13 | 0,11% | 92,31% | 26º |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 24 | 0,19% | 15 | 0,13% | 60,00% | 23º |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 15 | 0,12% | 7 | 0,06% | 114,29% | 29º |
27º | IVECO DAILY 35-150 | 13 | 0,10% | 5 | 0,04% | 160,00% | 31º |
28º | PEUGEOT BOXER | 12 | 0,10% | 32 | 0,27% | -62,50% | 21º |
29º | FOTON AUMARK 1039 | 11 | 0,09% | 6 | 0,05% | 83,33% | 30º |
30º | IVECO DAILY 35S14 | 9 | 0,07% | 9 | 0,08% | 0,00% | 28º |
31º | EFFA V21 | 7 | 0,06% | 9 | 0,08% | -22,22% | 27º |
32º | EFFA V22 | 5 | 0,04% | 3 | 0,03% | 66,67% | 33º |
33º | CITROËN BERLINGO | 3 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
34º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 2 | 0,02% | 0 | 0,00% | - | - |
35º | IVECO DAILY | 2 | 0,02% | 3 | 0,03% | -33,33% | 34º |
36º | JAC V260 | 2 | 0,02% | 2 | 0,02% | 0,00% | 39º |
37º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 2 | 0,02% | 5 | 0,04% | -60,00% | 32º |
38º | EFFA V25 | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
39º | IVECO DAILY 30-130 | 1 | 0,01% | 2 | 0,02% | -50,00% | 38º |
40º | LIFAN FOISON | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
41º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | VW KOMBI | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 12.500 | 100,00% | 11.862 | 100,00% | 5,38% |
|
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com