Com o início da flexibilização da quarentena em diversos lugares do mundo, a indústria começa a se movimentar novamente, inclusive no Brasil. Nesta semana tivemos duas novidades importantes para o nosso mercado, na forma da apresentação do inédito Volkswagen Nivus, o crossover de entrada da marca; e a anúncio de que a nova geração da Fiat Strada fará sua estreia no dia 26 de junho, quando finalmente saberemos os preços da picape.
Também vimos novidades no exterior. A nova geração do Honda Civic já começou a ser testada e foi fotografada na forma do esportivo Type R, já mostrando um pouco do design que será usado também no sedã. E teremos duas estreias importantes no dia 4 de junho, com as reestilizações do Jeep Compass e da Toyota Hilux, acompanhada do SUV SW4. Ainda ouvimos notícias de que o Fiat Punto pode retornar, agora compartilhando plataforma com a Peugeot.
Por fim, temos um teste exclusivo do Chevrolet Onix com o motor 1.0 aspirado, a opção mais barata do hatch e comparamos o desempenho dele com dois de seus principais rivais: Fiat Argo e Volkswagen Polo.
Apresentada no início de abril, a nova Fiat Strada acabou fazendo sua estreia logo no começo da quarentena, quando as fábricas pararam de produzir. Isso fez com que o lançamento nas concessionárias fosse adiado. Dois meses depois, a nova geração da picape compacta finalmente ganha uma data de estreia oficial: 26 de junho, quando saberemos os preços oficiais. A chegada às lojas será logo em seguida.
Outra estreia que acabou sendo afetada pela quarentena foi a do Volkswagen Nivus. Ele foi revelado oficialmente nesta semana, quando vimos o modelo sem camuflagem, além de diversos detalhes como medidas, motorização e mais. Só faltaram os preços e versões oficiais, já que o carro só começará a ser vendido na 2ª quinzena de junho.
A Chevrolet foi uma das últimas fabricantes a adotar um motor 1.0 de três cilindros em seus modelos mais básicos. Ele fez sua estreia na nova geração do Onix, disponível nas duas versões mais baratas da linha. Compensou esperar tanto assim para ver esta motorização no carro? Confira em nosso teste exclusivo e como ele se sai comparado ao Fiat Argo e Volkswagen Polo.
A décima geração do Honda Civic foi lançada em 2016, após um ciclo bem curto para a geração anterior. Com apenas quatro anos de mercado, o normal seria que ficasse mais uns três anos pelas ruas antes de receber um substituto. Só que a marca japonesa já começou o desenvolvimento, como mostram os flagras da versão esportiva Type R em testes.
Enquanto por aqui o Argo substituiu o Punto (e o Palio), outros mercados apenas enterraram o estiloso hatch compacto. Isso aconteceu com a FCA ainda sob a gestão de Sergio Marchionne, que faleceu em 2018 e deixou seu cargo para Mike Manley. E Manley já falou em outras oportunidades que a Fiat estudava voltar ao segmento de hatches compactos e o nome Punto não estava totalmente enterrado - apenas guardado na geladeira. E ele voltará com a mesma plataforma que o Peugeot 208.
Reestilização de Jeep Compass e Toyota Hilux estreiam dia 4 de junho
Enquanto por aqui tivemos VW Nivus e veremos a Fiat Strada em breve, no exterior será a vez de conhecer alguns modelos que chegarão ao Brasil em breve. O Jeep Compass será reestilizado e fará sua estreia oficial no dia 4 de junho, com novo visual, mais equipamentos e estreando o motor 1.3 turbo em muitos mercados.
Outra estreia será a Toyota Hilux renovada, que apareceu em diversas fotos vazadas e que finalmente será apresentada na Tailândia, também no dia 4 de junho. Além da nova cara, o motor 2.8 turbodiesel deve ser atualizado e receberá mais itens de segurança. E não teremos que esperar muito por ela, pois a previsão de lançamento é para o último trimestre deste ano.
Em uma situação financeira ruim, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi adotará uma nova estratégia, aumentando a cooperação entre as fabricantes para reduzir custos. E isso afetará diretamente o Brasil, pois a Renault passará a comandar por aqui no segmento de compactos, com a Nissan apostando em modelos "gêmeos", e com o uso de uma única plataforma para 7 veículos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora