O ano de 2020 era para ser de intensas mudanças na Harley-Davidson. Seguindo os preceitos do plano "More Roads" traçado em 2018, a lendária marca norte-americana deveria entrar em novos segmentos, como o das bigtrails e das nakeds esportivas, até o fim deste ano. A Harley já havia até mostrado os modelos Pan America e Bronx para essas categorias, respectivamente, durante o Salão de Milão (EICMA) de 2019. Mas as coisas mudaram na H-D, e não foi só devido à pandemia...
Em dificuldades financeiras há anos, a Harley tinha a meta de expandir mercados para conquistar novos clientes para suas tradicionais custom, mas também entrar em categorias até então não exploradas pela empresa - como o das motos elétricas, com a Livewire, por exemplo. Esse era o plano de Mark Levatich, ex-CEO da marca, que era um dos entusiastas da Pan America e da Bronx.
Bigtrail (Pan America) e 100% elétrica (Livewire): planos da Harley para expansão de segmentos deve ser freado
Acontece que Levatich não resistiu aos maus resultados da empresa nos últimos anos: desde que ele assumiu, em maio de 2015, as vendas caíram cerca de 20% e as ações despencaram 46% no período, tornando difícil manter sua posição diante dos investidores. Isso até que, em fevereiro deste ano, Levatich deu lugar a Jochen Zeitz, executivo alemão conhecido salvar a Puma (calçados) da quase falência. Apesar de apoiar o projeto da elétrica Livewire, Zeitz é mais conservador e apresentou no começo de maio um novo plano de ação chamado "Rewire".
Ao contrário do "More Roads", que previa a conquista de clientes mais jovens e de outros segmentos, o "Rewire" propõe que a marca volte a se concentrar nos nichos nos quais já tem atuação consolidada, reforçando a presença de modelos tradicionais na gama e história da empresa.
Desta forma, tanto a Pan America quanto a Bronx ficaram para 2021, sem data exata para chegada às lojas. Já a elétrica Livewire tinha previsão de vir ao Brasil ainda em 2020, mas não sabemos o quanto as novas diretrizes da Harley e também a pandemia podem ter alterado o cronograma de lançamentos da marca mundo afora.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos