Novo Fiat Punto voltará à vida com a plataforma do Peugeot 208
Ele pode ser um dos primeiros modelos resultantes da fusão entre os grupos PSA e FCA
Enquanto por aqui o Argo substituiu o Punto (e o Palio), outros mercados apenas enterraram o estiloso hatch compacto. Isso aconteceu com a FCA ainda sob a gestão de Sergio Marchionne, que faleceu em 2018 e deixou seu cargo para Mike Manley. E Manley já falou em outras oportunidades que a Fiat estudava voltar ao segmento de hatches compactos e o nome Punto não estava totalmente enterrado - apenas guardado na geladeira.
Quando a fusão da PSA com a FCA foi anunciada em novembro de 2019, isso abriu espaço para o novo Punto. O grupo francês tem uma plataforma modular para os compactos, a CMP - que inclusive é a base do novo Peugeot 208 que será produzido na Argentina e vendido no Brasil a partir de agosto - e do Opel Corsa. Em entrevista ao Auto Express UK, Olivier François, diretor executivo da Fiat global, disse que, apesar de adiado algumas vezes, o novo Punto agora já está em desenvolvimento, mas não deu detalhes sobre.
Com a plataforma CMP, o Punto pode inclusive ter versões eletrificadas, como o Peugeot e-208 e o Opel Corsa. Mas ainda é cedo para falar qualquer coisa sobre os detalhes técnicos do Fiat Punto, já que nem protótipos camuflados foram flagrados ainda por aí e, aparentemente, o projeto ainda está em um estágio bastante inicial de desenvolvimento.
Galeria: Projeção - Fiat Punto 2021
Mike Manley já tinha dito também que o retorno de um modelo compacto tiraria o foco da marca dos subcompactos na Europa. Com isso, além de tirar o Panda de cena, ele está de olho em algo mais rentável. Na Europa, o Punto foi substituído pelas versões mais baratas do Tipo, um hatch médio, mas a marca procura voltar ao segmento "B" local, guiada pelo sucesso dos próprios Opel Corsa e Peugeot 208, além de Volkswagen Polo e Ford Fiesta.
Mas seu retorno ao Brasil parece ser improvável. Temos o Argo por aqui e em nenhum momento a marca comenta um substituto - aliás, a Fiat brasileira trabalha em um SUV baseado nele e no motor 1.0 Firefly turbo, aliado a um câmbio automático CVT, com provável lançamento em 2021 acompanhados de uma leve reestilização.
Ouça nosso podcast:
Projeção: Motor1.com
Fonte: Auto Express
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto