A Volvo tem um plano muito ambicioso de zerar as mortes de ocupantes dentro de seus carros a partir de 2021. Além de melhorar a estrutura dos veículos e equipá-los com mais sistemas de segurança, a marca sueca tomou uma decisão que deu o que falar quando foi anunciada: todos os seus carros não passarão de 180 km/h. O novo limite de velocidade começa a ser colocado em todos os automóveis entregues a partir de hoje (20/05).
O argumento da Volvo é que, na maior parte do planeta, os limites de velocidade são bem mais baixos do que isso. Tirando alguns trechos das Autobahnen na Alemanha, sem limitação, apenas a Ilha de Man tem ruas sem limite, em trechos rurais de duas vias. Segundo estudos da fabricante, acima de uma certa velocidade, a infraestrutura e as tecnologias de segurança não garantem mais que os passageiros não irão se ferir ou morrer em um acidente.
"Em função de nossa pesquisa, sabemos onde estão as dificuldades quando se trata de acabar com ferimentos graves e fatalidades em nossos veículos. A limitação de velocidade não resolve todos os problemas, mas vale a pena fazer se pudermos salvar uma vida", disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO do Grupo Volvo Car.
Os executivos da marca sabem que isso é uma decisão muito polêmica, mas justifica lembrando de como as pessoas eram contra o cinto de segurança, reclamando que isso interferia na liberdade da pessoa dirigir como quiser ou que o item não tinha efeito algum na proteção do condutor. A Volvo acredita que a limitação da velocidade máxima cairá no mesmo conceito do cinto de segurança, começando a tornar-se obrigatório e comum no dia-a-dia aos poucos.
Além da limitação da velocidade máxima, a Volvo tem criado outras maneiras de melhorar a segurança. Todos os carros da empresa a partir da linha 2021 passarão a contar com uma chave chamada Care Key, que pode ser programada para informar o carro sobre qual o limite de velocidade do veículo. A ideia é que isso seja usado com motoristas novatos ou mais jovens.
O novo limite de velocidade e a chave Care Key fazem parte da estratégia Safety Vision da Volvo, com o objetivo de que ninguém morra ou fique seriamente ferido em um carro da marca. Pelo visto, a única maneira de passar do limite de 180 km/h será comprar o esportivo Polestar 1, um cupê híbrido plug-in baseado no S90 e que chega a 250 km/h.
Fotos: divulgação
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência