Volvo limita velocidade máxima de seus carros novos a 180 km/h
Marca não quer que ninguém morra ou fique gravemente ferido dentro de um de seus carros
A Volvo tem um plano muito ambicioso de zerar as mortes de ocupantes dentro de seus carros a partir de 2021. Além de melhorar a estrutura dos veículos e equipá-los com mais sistemas de segurança, a marca sueca tomou uma decisão que deu o que falar quando foi anunciada: todos os seus carros não passarão de 180 km/h. O novo limite de velocidade começa a ser colocado em todos os automóveis entregues a partir de hoje (20/05).
O argumento da Volvo é que, na maior parte do planeta, os limites de velocidade são bem mais baixos do que isso. Tirando alguns trechos das Autobahnen na Alemanha, sem limitação, apenas a Ilha de Man tem ruas sem limite, em trechos rurais de duas vias. Segundo estudos da fabricante, acima de uma certa velocidade, a infraestrutura e as tecnologias de segurança não garantem mais que os passageiros não irão se ferir ou morrer em um acidente.
Galeria: Volvo S60 2019
"Em função de nossa pesquisa, sabemos onde estão as dificuldades quando se trata de acabar com ferimentos graves e fatalidades em nossos veículos. A limitação de velocidade não resolve todos os problemas, mas vale a pena fazer se pudermos salvar uma vida", disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO do Grupo Volvo Car.
Os executivos da marca sabem que isso é uma decisão muito polêmica, mas justifica lembrando de como as pessoas eram contra o cinto de segurança, reclamando que isso interferia na liberdade da pessoa dirigir como quiser ou que o item não tinha efeito algum na proteção do condutor. A Volvo acredita que a limitação da velocidade máxima cairá no mesmo conceito do cinto de segurança, começando a tornar-se obrigatório e comum no dia-a-dia aos poucos.
Além da limitação da velocidade máxima, a Volvo tem criado outras maneiras de melhorar a segurança. Todos os carros da empresa a partir da linha 2021 passarão a contar com uma chave chamada Care Key, que pode ser programada para informar o carro sobre qual o limite de velocidade do veículo. A ideia é que isso seja usado com motoristas novatos ou mais jovens.
O novo limite de velocidade e a chave Care Key fazem parte da estratégia Safety Vision da Volvo, com o objetivo de que ninguém morra ou fique seriamente ferido em um carro da marca. Pelo visto, a única maneira de passar do limite de 180 km/h será comprar o esportivo Polestar 1, um cupê híbrido plug-in baseado no S90 e que chega a 250 km/h.
Fotos: divulgação
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência