Volkswagen volta a produzir o T-Cross no Paraná após paralisação
Planta de Pacheco, Argentina, também retomou os trabalhos
Outra marca que anuncia o retorno a operação de suas fábricas é a Volkswagen. Começando pela planta de São José dos Pinhais (PR), a empresa adota diversos processos de segurança e saúde para evitar a entrada e alastramento da Covid-19 entre seus funcionários da linha de montagem. Com base nas experiências nas fábricas da China e Alemanha, novas regras foram colocadas em prática.
A produção está sendo retomada de forma gradual, com dois turnos na linha do VW T-Cross (ainda são produzidos o Fox e o Audi A3 Sedan por lá), em ritmo menos acelerado, com maior distanciamento entre os empregados. ”Vamos começar de uma forma muito planejada, com distanciamento recomendado entre as pessoas e seguindo todas as boas práticas de limpeza e higiene. Estamos levando as orientações aos nossos empregados de forma didática e por meio de vídeos, porque será uma experiência inédita para todos e o entendimento de todas as regras será fundamental para nos acostumarmos rapidamente a esta nova realidade”, afirma Pablo Di Si, CEO e presidente da Volkswagen para a América Latina.
A marca instalou limitadores de distância nas portarias e coletores de ponto, colocou como obrigatório o uso das máscaras de proteção, limpeza e desinfecção das áreas de trabalho na fábrica e escritórios, medição de temperatura corporal na entrada da fábrica e ônibus fretados para transporte, uso de luvas nos refeitórios com demarcação de lugares, além de postos de atendimento médico avançados nas fábricas.
As fábricas de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, todas em São Paulo, voltarão a operar até o fim de maio, seguindo as mesmas recomendações.
Na Argentina
Depois de Córdoba, a fábrica de Pacheco voltou a operar na Argentina. Por lá, câmeras térmicas fazem a medição da temperatura corporal dos trabalhadores, e também é obrigatório o uso das máscaras e o distanciamento de 1,5 metro. Lá, é produzida a picape Amarok para exportação para 35 países (inclusive Brasil) e em breve terá inicio a produção do projeto Tarek, SUV médio que irá concorrer com o Jeep Compass e deve ser apresentado no fim de 2020, com vendas a partir de 2021.
Fotos: divulgação
Galeria: VW São José dos Pinhais (PR)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross