Oferecido na Índia desde o final de 2018, o crossover Nissan Kicks acaba de passar por importantes atualizações mecânicas no país. Promovidas como forma de atender às exigências das novas regras anti-poluição do mercado local, as novidades estreiam na forma de novas opções de motorização e inéditas combinações de câmbio.
Entre elas, destaque para a oferta do novo motor 1.3 turbo a gasolina com potência de 156 cv e torque de 25,9 kgfm (o mesmo já usado pela Renault e desenvolvido em parceria com a Mercedes). Dados de performance ou eficiência não forma divulgados, mas a marca garante que o propulsor está entre os melhores do mercado nesses quesitos. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT (opção até então indisponível no portfólio).
Além disso, o motor 1.5 aspirado que já oferecido foi atualizado e ficou ecologicamente mais eficiente. Os números de potência (106 cv) e torque (14,4 kgfm) seguem inalterados. O câmbio neste caso é apenas manual de 5 marchas. Já o propulsor 1.5 turbodiesel de 110 cv e 24,4 kgfm, oferecido desde o lançamento, foi descontinuado. A plataforma M0, emprestada do Captur em substituição à conhecida base V, segue sem alterações - o que faz com que o Kicks indiano seja maior que o modelo dos demais mercados.
O curioso é que, apesar das novidades mecânicas, o Kicks indiano segue exatamente o mesmo em termos estéticos. Dessa forma, o recente facelift promovido na Tailândia foi deixado para um segundo momento. Estratégia semelhante foi adotada pela Renault com o Duster, que por lá ganhou motor 1.3 turbo sem mudar de geração.
No Brasil, onde o Kicks é montado sobre a plataforma V da Nissan (e não a M0 de Duster e Captur), a reestilização deve chegar em 2021 seguida pela versão híbrida E-Power em 2022. Mas o motor 1.6 aspirado deve ser apenas atualizado, como aconteceu no novo Versa, sem perspectiva de o SUV oferecer uma versão turbo em nosso mercado.
Fotos: divulgação
Fonte: Indian Autos Blog
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