Novo Kia Sportage pode ter sido estopim para saída de chefe de design do grupo
Próxima geração do SUV está atrasada porque teve de voltar às pranchetas
Enquanto a nova geração do Hyundai Tucson já aparece praticamente pronta para o lançamento, seu primo Kia Sportage nem mesmo apareceu em testes ainda. Isso foge do que normalmente acontece, quando ambos são apresentados com uma curta diferença de tempo. E há relatos que esse atraso, além de ser por questões de design, pode ter sido um dos aspectos do pedido de demissão do designer-chefe do grupo.
Chamada de NQ5, a nova geração do Kia Sportage deve ter duas carrocerias diferentes. Como já aconteceu no passado, uma versão com entre-eixos alongado está nos projetos do SUV, aumentando o espaço interno e porta-malas (mas sem entrar no segmento de sete lugares), com lançamento apenas para o mercado chinês. Mas se você pensou que esse atraso é por conta das paralisações devido à Covid-19, vamos com calma. O problema é um pouco mais sério.
Segundo informações que circulam na internet, o Kia Sportage terá mudanças significativas em seu design. Um dos produtos mais importantes do grupo não pode perder vendas e isso parece ter levado o SUV a voltar às pranchetas para redesenho, o que culminou no pedido de demissão de Luc Donckerwolke, chefe de design da marca, no final de abril. Aparentemente, ele não gostou das mudanças sugeridas por seus superiores.
Com isso, o novo Kia Sportage deve ser lançado apenas em meados de 2021. Ou seja, quase um ano após o novo Hyundai Tucson, que ainda emprestará sua plataforma para a nova picape Santa Cruz, a primeira monobloco da Hyundai com porte próximo ao da nossa Fiat Toro. O lançamento acontecerá primeiro nos Estados Unidos, um dos mercados mais exigentes em termos de picapes. Mas ainda não se sabe se a picape terá sua contraparte da Kia.
Fotos: divulgação
Galeria: Kia Sportage - Gerações
Fonte: The Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã