Com mais da metade do total de 51.362 automóveis e comerciais leves registrados no mês passado – mais precisamente 50,57% -, as chamadas vendas diretas foram mais representativas do que o varejo pela 1ª vez desde o início de 2017, quando o Motor1.com começou a apresentar a separação de emplacamentos por modalidades.
Entre as montadoras, a Fiat, com 20,13%, manteve uma liderança que já dura desde janeiro. Vice-líder no mês anterior, a Volkswagen (14,55%) foi superada pela Chevrolet (16,78%). Ford (11,13%) e Hyundai (8,02%) completaram o top 5. Normalmente presente na parte de cima, a Renault (6,85%) desta vez foi 6ª.
Com quase 100% de suas vendas através de faturamento direto, a Fiat Strada (1.598) foi o modelo preferido na modalidade pelo 2º mês consecutivo. Entre os automóveis, uma surpresa: com quase 55%, o Hyundai HB20 (1.544) assumiu a ponta. Nº 1 em março, o VW Gol (942) desta vez foi o quinto – Chevrolet Onix (1.174), Ford Ka (1.054) e Chevrolet Onix Plus (985) ficaram à frente.
A Jeep manteve a liderança entre os SUVs, mas desta vez com o Compass (896) melhor do que o Renegade (800). Além do HB20 no topo, outra surpresa foi a presença do Fiat Cronos (609) no top 10, atrás do Ford Ka Sedan (768) e pouco à frente do VW T-Cross (601). O Duster, com 536 emplacamentos, foi o Renault mais vendido.
Líder entre os SUVs no geral, o Chevrolet Tracker ficou atrás do Nissan Kicks por apenas uma unidade (437 x 436). Único modelo de marca premium no top 50, o Volvo XC60 (87) teve mais de 80% de suas unidades fora do varejo. O Honda Civic (60), com apenas 13,1%, foi mais uma vez o menos dependente na relação dos mais vendidos.
Entre os comerciais leves, a Fiat também emplacou a Toro (1.388) na segunda posição e no 3º lugar geral da modalidade. Toyota Hilux (832), em 4º, e VW Amarok (249), em 10º, foram as únicas da parte de cima da tabela com menos de 50% de representatividade. Já a gigante RAM 2500 teve todas as suas 64 unidades emplacadas por meio de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
ABR 20 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
1.544 |
54,42% |
2.837 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
1.174 |
32,44% |
3.619 |
3º |
FORD KA |
1.054 |
57,22% |
1.842 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
985 |
44,31% |
2.223 |
5º |
VW GOL |
942 |
57,16% |
1.648 |
6º |
JEEP COMPASS |
896 |
81,83% |
1.095 |
7º |
JEEP RENEGADE |
800 |
69,26% |
1.155 |
8º |
FORD KA SEDAN |
768 |
83,12% |
924 |
9º |
FIAT CRONOS |
609 |
70,65% |
862 |
10º |
VW T-CROSS |
601 |
60,22% |
998 |
11º |
RENAULT DUSTER |
536 |
52,81% |
1.015 |
12º |
RENAULT KWID |
511 |
31,50% |
1.622 |
13º |
FIAT MOBI |
464 |
49,73% |
933 |
14º |
NISSAN KICKS |
437 |
55,67% |
785 |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
436 |
31,25% |
1.395 |
16º |
VW VOYAGE |
376 |
87,65% |
429 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
367 |
52,28% |
702 |
18º |
RENAULT CAPTUR |
322 |
83,85% |
384 |
19º |
TOYOTA COROLLA |
321 |
24,04% |
1.335 |
20º |
CHEVROLET SPIN |
297 |
71,39% |
416 |
21º |
FORD ECOSPORT |
280 |
48,28% |
580 |
22º |
FIAT UNO |
274 |
88,96% |
308 |
23º |
VW VIRTUS |
267 |
40,89% |
653 |
24º |
FIAT ARGO |
265 |
22,53% |
1.176 |
25º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
244 |
60,55% |
403 |
26º |
RENAULT LOGAN |
171 |
66,80% |
256 |
27º |
VW POLO |
158 |
14,84% |
1.065 |
28º |
HYUNDAI CRETA |
146 |
23,74% |
615 |
29º |
RENAULT SANDERO |
145 |
26,17% |
554 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
124 |
52,77% |
235 |
31º |
TOYOTA SW4 |
118 |
31,81% |
371 |
32º |
NISSAN VERSA |
117 |
37,38% |
313 |
33º |
FIAT DOBLÒ |
110 |
86,61% |
127 |
34º |
CITROËN C4 CACTUS |
106 |
53,00% |
200 |
35º |
CITROËN C4 LOUNGE |
100 |
98,04% |
102 |
36º |
HONDA HR-V |
97 |
17,60% |
551 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
94 |
81,03% |
116 |
38º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
92 |
45,54% |
202 |
39º |
VOLVO XC60 |
87 |
83,65% |
104 |
40º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
79 |
74,53% |
106 |
41º |
VW JETTA |
72 |
53,33% |
135 |
42º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
71 |
20,70% |
343 |
43º |
FIAT SIENA |
66 |
32,20% |
205 |
44º |
HONDA FIT |
63 |
31,19% |
202 |
45º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
62 |
20,06% |
309 |
46º |
HONDA CIVIC |
60 |
13,13% |
457 |
47º |
VW TIGUAN |
59 |
40,14% |
147 |
48º |
PEUGEOT 208 |
43 |
78,18% |
55 |
49º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
37 |
53,62% |
69 |
50º |
VW UP |
37 |
17,79% |
208 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
ABR 20 |
1º |
FIAT STRADA |
1.598 |
98,04% |
1.630 |
2º |
FIAT TORO |
1.388 |
81,03% |
1.713 |
3º |
VW SAVEIRO |
995 |
91,28% |
1.090 |
4º |
TOYOTA HILUX |
832 |
47,22% |
1.762 |
5º |
FORD RANGER |
779 |
72,80% |
1.070 |
6º |
CHEVROLET S10 |
654 |
59,45% |
1.100 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
441 |
84,48% |
522 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
411 |
82,04% |
501 |
9º |
FIAT DUCATO |
278 |
92,98% |
299 |
10º |
VW AMAROK |
249 |
48,35% |
515 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
228 |
52,78% |
432 |
12º |
FIAT FIORINO |
145 |
62,50% |
232 |
13º |
RENAULT MASTER |
90 |
25,64% |
351 |
14º |
RAM 2500 |
64 |
100,00% |
64 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
39 |
81,25% |
48 |
16º |
CITROËN JUMPY |
32 |
86,49% |
37 |
17º |
PEUGEOT BOXER |
29 |
90,63% |
32 |
18º |
HYUNDAI HR |
18 |
11,32% |
159 |
19º |
VW EXPRESS |
13 |
22,03% |
59 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
7 |
50,00% |
14 |
21º |
RENAULT DUSTER OROCH |
5 |
9,09% |
55 |
22º |
CITROËN JUMPER |
2 |
14,29% |
14 |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
11,11% |
18 |
24º |
IVECO DAILY 35S14 |
1 |
11,11% |
9 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira