Após a surpresa mundial do primeiro flagra do novo Corolla Cross, trazemos mais detalhes e informações exclusivas sobre os planos da marca no Brasil. De acordo com uma fonte consultada por Motor1.com, a Toyota possui dois projetos de SUVs nacionais. O primeiro é justamente o SUV para o segmento C, que compartilhará plataforma e equipamentos com o Corolla.
De acordo com a nossa fonte, o primeiro SUV é o Corolla Cross (flagra abaixo), que já está confirmado e deve ser mostrado em 2021 - ou no máximo em 2022. Como mostramos ontem (27/4), este modelo utilizará a plataforma TNGA terá os mesmos propulsores do Corolla, ou seja, o motor 2.0 Flex aspirado de 177 cv e também o conjunto híbrido flex formado pelo motor 1.8 e um elétrico com potência combinada de 122 cv.
Em termos visuais, segundo nossa fonte, este novo SUV terá estilo "parecido com o do RAV4", mantendo a identidade já conhecida da marca. No flagra, conseguimos deduzir que a tampa do porta-malas seguirá o mesmo padrão com o uso de lanternas horizontais bipartidas.
O segundo projeto é o de um SUV para o segmento B. De acordo com a nossa fonte, o projeto estava pronto, mas ainda não tinha recebido a aprovação. O ponto crucial para o sinal verde é a rentabilização, mas com a pandemia e o dólar beirando os R$ 6, essa conta está muito difícil de fechar. Isso significa que, embora exista o plano de um SUV menor para o Brasil, ele ficará na geladeira até que as coisas melhorem.
Este SUV do segmento B competiria com modelos como Renegade, T-Cross, Nivus, EcoSport e Kicks. Utilizaria a plataforma TNGA-B, uma variante para modelos menores que o Corolla e a mesma utilizada pelo Raize e Yaris Cross, este mostrado recentemente para o mercado europeu.
As informações também coincidem com as afirmações feitas pelo diretor industrial da Toyota do Brasil, Ademir Rogério Canal, em entrevista aos nossos parceiros do portal Automotive Business. "Alguns projetos serão postergados, outros irão mudar o caminho da forma como havíamos pensado", disse o executivo.
Provavelmente se referindo ao SUV do Corolla, o diretor deixou claro que o projeto segue à todo vapor. "O projeto mais importante que daremos continuidade será o lançamento de um novo veículo no ano que vem", disse o executivo. Ainda em relação às mudanças nas fábrica de Sorocaba, o diretor também revelou que existe uma força de trabalho preparando a unidade para que a montadora "tenha esse lançamento conforme o plano original”.
É de certa forma uma surpresa o possível batismo do novo SUV como Corolla Cross. Com o lançamento do europeu Yaris Cross, porém, a Toyota parece caminhar para um novo padrão de nomenclatura que atende duas necessidades: dar força a um novo integrante e somar números da família no computo global de vendas. Algumas fontes dentro da Toyota local disseram desconhecer essa possibilidade, mas também é fato que o nome Corolla Cross foi registrado no INPI para ser utilizado aqui no Brasil.
Fotos: reprodução Thai Car Inside e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça