A Toyota estaria trabalhando para substituir sua linha de motores V8 por um novo V6 biturbo, d acordo com uma fonte ligada à operação das fábricas da marca nos EUA, em entrevista ao The Drive. A nova motorização estaria cotada para ser usada em modelos como Tundra, Sequoia e Land Cruiser.
A fonte anônima revelou ao The Drive que a fábrica da Toyota no estado norte-americano do Alabama está pré-produzindo cerca de 30 mil unidades do motor V8 para ter um estoque a ser usado pelos modelos atuais. Quando os componentes estiverem prontos, várias linhas da fábrica serão alteradas poder produzir o novo V6. O complexo no Japão continua a produzir o V8 para os poucos modelos do mercado asiático que ainda o utilizam, mas isso continuaria por dois ou três anos, no máximo, antes de mudar também para o V6.
As informações reveladas por essa fonte estão bem próximas de outros vazamentos e rumores sobre a Toyota. A nova geração da picape Tundra estaria marcada para dezembro de 2021, usando a plataforma modular TNGA-F, e ainda poderia receber uma versão V6 biturbo eletrificada na versão topo de linha. Já o SUV Lexus LX será renovado com design mais urbano e também com o V6. Outras notícias diziam que o novo Land Cruiser também terá uma variante híbrida com este motor.
Isso não é o fim dos V8 para a Toyota, pois a Lexus continuará a usá-lo na forma de um biturbo para o modelo de corrida LC, que compete nas 24 Horas de Nürburgring. A fabricante disse que esta motorização "será usada em carros de rua e esportivos". Um rumor recente sugere que o sucessor do LX teria uma variante com este V8, entregando cerca de 600 cv.
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Sequoia 2023 é SUV gigante que pode inspirar próximo SW4
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada