Considerado um dos segmentos mais recentes criados pela indústria, o nicho dos chamados SUVs-cupê tem se tornado estratégico para muitas montadoras. No início, era explorado apenas por fabricantes de luxo, começando pela BMW com o icônico X6 e posteriormente pela Mercedes-Benz com o GLE Coupé. Nos últimos anos, Porsche (com o Cayenne Coupé) e Audi (com o Q8) também aderiram à onda.
Recentemente, o novo conceito também começou a receber atenção de marcas generalistas e ganhou adesão especial da Volkswagen, que já conta com modelos como Nivus, Tayron X e Atlas Cross Sport no portfólio. Atenta a esse fenômeno, a consultoria Strategic Vision levantou dados e traçou um perfil dos consumidores desta nova categoria.
Tomando como base informações coletadas junto aos próprios clientes, especialmente da marca Mercedes-Benz, a empresa identificou que fatores como idade e imagem têm importância fundamental. Segundo o levantamento, os compradores de SUCs (Sport Utility Coupés) são de 4 a 5 anos mais jovens que os consumidores habituais de SUVs típicos. É o tipo de característica que reduz a idade média da clientela e agrega jovialidade à imagem da marca.
Além disso, o levantamento identificou que os clientes da categoria são mais toleráveis a questões como preço e posicionamento. Dessa forma, mesmo que custem caro, os SUVs-cupê sempre terão freguesia garantida - condição sonhada por qualquer marca. Por fim, a imagem aparece como característica de destaque no estudo.
"Mais do que tudo, os compradores de SUCs da Mercedes querem ter uma boa imagem no veículo e destacar-se dos outros", diz a Strategic Vision. "Eles veem o veículo como uma extensão de si mesmos. Portanto, além de se representar, eles querem que o veículo represente seu sucesso".
Fonte: Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado