A Peugeot aproveitou o lançamento do 2008 reestilizado, em maio do ano passado, para reforçar a linha 3008 com a apresentação da inédita versão de entrada Allure. Com menos equipamentos e visual mais simples, sobretudo pela retirada dos faróis full-LED, o modelo tinha no preço de R$ 139.990 seu principal chamariz.
Pois agora, em meio à crise gerada pela pandemia do coronavírus, a Peugeot aplica mais um aumento para a gama 3008. A versão Allure, que já estava tabelada a R$ 159.990, agora foi para R$ 170.090. Ao menos o teto-solar panorâmico, que era um opcional de R$ 5 mil, passou a ser item de série. De todo modo, é um aumento de R$ 30 mil em menos de um ano, o que reduz sobremaneira a competitividade do modelo no mercado brasileiro. Para se ter ideia, o Chevrolet Equinox 1.5 LT parte de R$ 134.390 e o VW Tiguan AllSpace, só para ficarmos entre os principais rivais do Peugeot, começa em R$ 136.650.
Na versão de topo Griffe Pack, o 3008 saltou de R$ 179.990 para R$ 190.990, se aproximando do Tiguan R-Line, versão esportiva do VW que tem motor 2.0 TSI de 220 cv e tração integral, por R$ 197.650. Em relação à versão Allure, a Griffe Pack adiciona os faróis Full-LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico, carregador de celular sem fio, bancos com ajustes elétricos e massageadores e o pacote de segurança ativa que inclui piloto automático adaptativo, frenagem de emergência automática, sensor de ponto cego ativo (que atua na direção se preciso) e leitor de placas de velocidade.
De série, ambas as versões contam com painel digital (i-cockpit), ar-condicionado digital de duas zonas, rodas aro 19" e central multimídia de 8" com Apple Carplay e Android Auto, entre outros itens. O motor é sempre o 1.6 THP (turbo e injeção direta) de 165 cv e 24,5 kgfm ligado a um câmbio automático de 6 marchas, com tração dianteira.
No mês passado, o Peugeot 3008 foi apenas o 11º colocado nas vendas de SUVs médios no país, com 122 unidades emplacadas. Curioso é que, apesar do aumento, a marca registrou novas versões para o modelo no Brasil, como as GT Line e Crossway que apareceram na lista de consumo do Inmetro para 2020. Será que novas mudanças vêm por aí?
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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