Nova Fiat Strada 2021: veja versões, equipamentos e fichas técnicas
Segunda geração da picape estreia cabine dupla de quatro portas e diversos itens de segurança e comodidade, mas só chegará às lojas no segundo semestre
Já faz algum tempo que os hatches compactos deixaram de ser os carros mais importantes da Fiat no Brasil. Não concorda? Então faça o seguinte: some os números de vendas do Argo e do Mobi, e depois compare com a somatória das picapes Strada e Toro. Surpreso?! Analisando por aí você já tem uma ideia da importância estratégica da nova geração da Strada para a Fiat. É a primeira grande mudança da picape compacta desde que ela foi lançada, lá em 1998, sobre a base do primeiro Palio.
Inspirada pelo sucesso da Toro, a nova Strada 2021 foi buscar referência no design da irmã maior (aproveitou até o nome das versões), e também na sua capacidade de roubar clientes de outros segmentos. É o que a Fiat espera da picape nesta nova fase. Com uma inédita cabine dupla de quatro portas e itens de comodidade e segurança até então não encontrados no segmento, ela quer conquistar quem hoje anda de hatches e sedãs compactos. Isso, claro, sem abrir mão dos antigos fãs. Para tanto, a marca manteve a suspensão traseira com eixo rígido e mola semi-elíptica (robusta e boa de carga) e também o conhecido motor 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm) nas versões de entrada - as mais caras trazem o 1.3 Firefly (109 cv e 14,2 kgfm) do Argo, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Mais que isso: seguirá em linha com a Strada "velha" na versão Working para vendas diretas até que a exigência do controle de estabilidade entre em vigor, isto é, em janeiro de 2022.
Por falar em controle de estabilidade, ele agora é item de série e vem acompanhado de um recurso de bloqueio eletrônico do diferencial, que substitui o antigo bloqueio mecânico Locker que era oferecido na antiga Adventure. Outra novidade fica por conta da direção elétrica, de série nas versões com motor 1.3 - as 1.4 seguem com o sistema hidráulico. Uma primazia fica por conta da nova central multimídia da FCA, com tela capacitiva de 7", que traz um recurso até então somente visto em carros mais caros: conexões Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que elimina a necessidade de cabo. Na versão de topo Volcano, a nova Strada ainda vem de série com faróis de LED.
Em termos de capacidade de carga, são 650 kg para a cabine dupla e 720 kg para a cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. Para ajudar no carregamento, a tampa ganhou amortecimento que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. Por sua vez, a altura do solo é de elevados 23,2 cm, o que garante um ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus no caso da cabine dupla.
A nova Strada 2021 tinha lançamento marcado para este começo de abril (o evento para a imprensa aconteceria nesta semana), no entanto, a pandemia de Covid-19 atrasou a chegada às lojas para o final de junho. Os preços ficaram no mesmo patamar que a geração anterior, partindo de R$ 63.590 na versão Endurance 1.4 Cabine Plus, chegando a R$ 79.990 na variante Volcano 1.3 Cabine Dupla. Lembrando que haverá a Hard Working antiga abaixo disso, por R$ 61.590.
Veja os preços e versões da nova Fiat Strada 2021:
Strada Endurance 1.4 Cabine Plus (R$ 63.590): controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15" com calotas.
Opcionais:
- Pack Worker (R$ 2.500): Traz alarme, vidros e travas elétricas.
- Pack Áudio (R$ 1.500): Rádio com entrada USB e volante com comando de áudio
- Pack Tech+ (R$ 3.490): Central multimídia com tela de 7", Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento, câmera de ré, volante com comandos de áudio e computador de bordo com tela de 3,5".
Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla (R$ 74.990): Mesmos equipamentos que a Endurance Cabine Plus.
Opcionais:
- Mesmos que a versão Cabine Plus.
Strada Freedom 1.3 Cabine Plus (R$ 69.490): Os equipamentos da Endurane, adicionando direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15", alça para o passageiro, display digital de 3,5" para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus.
Opcionais:
- Pack Tech+ (R$ 2.990): Central multimídia com tela de 7", Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla (R$ 77.990): Mesmos equipamentos que a Freedom Cabine Plus.
Opcionais:
- Mesmos que a versão Cabine Plus.
Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla (R$ 79.990): Mesmos itens que a Freedom e passa a contar com vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7", duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15" com pneus de uso misto.
Opcionais:
- Rodas de liga leve 16" (R$ 2.500).
Galeria: Fiat Strada Freedom CD 1.3 2021
Fichas técnicas
Strada 1.4 CS Endurance | Strada 1.3 CD Volcano | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm3, comando simples, flex |
dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando simples, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm / 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO |
independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira |
independente McPherson na dianteira e eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira |
RODAS E PNEUS | aço aro 15" com pneus 195/65 R15 | liga-leve aro 15" com pneus 205/60 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.078 kg em ordem de marcha | 1.174 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.608 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm | comprimento 4.480 mm, largura 1.732 mm, altura 1.595 mm, entre-eixos 2.737 mm; altura do solo 230 mm |
CAPACIDADES | tanque 55 litros, caçamba 1.354 litros | tanque 55 litros, caçamba 1.844 litros |
PREÇO |
R$ 63.590 |
R$ 79.990 |
Galeria: Fiat Strada Volcano 1.3 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Toyota Corolla 2025 é lançado; veja os preços e o que muda
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Ram Rampage Big Horn tem preço anunciado; veja quanto custa a versão
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz